CRCSP participa do 7ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais

Publicado em 27/9/2023

Entre os dias 26 e 29 de setembro de 2023, acontece no Centro Internacional de Convenções de Brasília a 7ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais. O presidente José Aparecido Maion representa o CRCSP no evento, que reúne representantes de conselhos de fiscalização do exercício profissional de todo o país.

Com o lema “Fiscalização Eficiente, Governança Pública e Dados Abertos – o Tripé dos Conselhos Profissionais”, a sétima edição da Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais traz em sua programação palestras, workshops e mesas de debate sobre temas voltados à governança, transparência, gestão de riscos e outros tópicos relacionados às boas práticas de gestão.

Acompanham o presidente Maion no evento os conselheiros Eliane Aparecida Maia e Wander Pinto, os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) e o gerente de Controladoria do CRCSP, Jone Pierini de Siqueira.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, também participa da Conferência e apresentou, em conjunto com o auditor federal de Controle Externo e diretor de Fiscalização dos Conselhos Profissionais do Tribunal de Contas da União (TCU), Alberto Leite Câmara, o painel “Auditoria de Transparência e Dados Abertos – O Futuro do Controle Externo pelo TCU nos Conselhos Profissionais”, no primeiro dia da programação.

A Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais é realizada anualmente e tem como foco a integração e o aprendizado contínuo da gestão pública nas áreas de registro, fiscalização, regulação, orientação e julgamento ético no âmbito dos conselhos de fiscalização do exercício profissional.

A relevância social dos conselhos de fiscalização do exercício profissional, os princípios de processos de governança pública, transparência e gestão de riscos, o macroprocesso de aquisições, a Lei Geral de Proteção de Dados, entre outros tópicos, são alguns dos temas abordados na sétima edição do evento.

Além dos painéis, o evento contou ainda com o Prêmio “Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais”, que premiou representantes de entidades em dez categorias.