CRCSP sedia atividades presenciais do XX Seminário Internacional FACPCS

Publicado em 5/10/2023

Conselheiros do CRCSP participaram do evento, que traz ao público uma visão geral sobre as informações financeiras e de sustentabilidade no mundo

Para divulgar informações sobre o atual estágio de convergência das normas contábeis e de sustentabilidade brasileiras aos padrões internacionais, a Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS) e o Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) realizaram, nos dias 4 e 5 de outubro de 2023, o XX Seminário Internacional FACPCS.

Em formato híbrido, com painéis apresentados em plataforma online e presencialmente, na sede do CRCSP, o seminário tratou sobre as tendências globais em temas contábeis, financeiros e relacionados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O conselheiro do CRCSP Wander Pinto e o presidente do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif) e conselheiro do CRCSP, José Luiz Ribeiro de Carvalho, participaram da abertura do seminário no segundo dia de evento.

Abertura e primeiro dia de atividades

No primeiro dia do XX Seminário Internacional FACPCS, em 4 de outubro de 2023, as atividades foram promovidas em ambiente online e trataram sobre a padronização dos relatórios contábeis e financeiros em temas como créditos de descarbonização e a atuação do CBPS para debater as normas emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) e incorporá-las aos pronunciamentos do CPC, adequando-as à realidade brasileira.

A vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e vice-coordenadora de Operações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Ana Tércia Lopes Rodrigues, e o presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) e do Conselho Curador do FACPCS, Valdir Coscodai, fizeram a abertura do primeiro dia do seminário internacional.

Foram apresentados no primeiro dia de programação os painéis “O CPC sobre Créditos de Descarbonização”, com o coordenador Técnico do CBPS Eduardo Flores, o superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Paulo Roberto Gonçalves Ferreira, a subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Fróes de Borja Reis, e a vice-coordenadora Técnica do CBPS Danielle de Freitas Torres, e o painel “CBPS”, com o coordenador de Operações, Zulmir Breda, a vice-coordenadora de Relações Internacionais, Vânia Borgerth, e a vice-coordenadora de Operações do CBPS, Onara Oliveira de Lima.

Também foi prestado um tributo póstumo ao integrante da Academia Paulista de Contabilidade (APC) Ernesto Rubens Gelbcke, falecido em 2 de dezembro de 2022, e uma homenagem ao presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e também acadêmico da APC, Edgard Bruno Cornacchione Júnior, por suas contribuições ao CPC.

Ao término do primeiro dia, o membro do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade do Ibracon Reinaldo Oliari apresentou o painel “Taxonomia das Normas SASB e o Pragmatismo dos KPIs”, após a qual o coordenador de Relações Institucionais do CBPS, Haroldo Reginaldo Levy Neto, agradeceu a presença de todos e lembrou que as atividades continuariam no dia seguinte.

Segundo dia e encerramento

No dia 5, os painéis foram apresentados na sede do CRCSP, com transmissão ao vivo em ambiente online fechado. O conselheiro Wander Pinto representou o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, na abertura do segundo dia e destacou a importância do evento.

“Este seminário internacional vem reafirmar a vocação da Contabilidade de acompanhar e, muitas vezes, estar à frente de acontecimentos que produzem impactos no mundo dos negócios. Nunca tivemos um inverno tão quente como hoje, o que comprova a relevância e a urgência dos temas que serão tratados aqui”, declarou Wander.

José Luiz Ribeiro de Carvalho fez um breve relato sobre a criação do Glenif, em 2011, no início um grupo de representantes de 15 países unidos para apresentar propostas ao International Accounting Standards Board (Iasb).

Hoje, composto por entidades reguladoras da atividade contábil de 17 países da América Latina, o Glenif atua para promover a qualidade das demonstrações contábeis e financeiras e a integração nos países latino-americanos, cooperando com o Iasb, governos e entidades.

“O XX Seminário Internacional FACPCS é uma oportunidade para discutirmos sobre o que acontece no mundo e como as demonstrações contábeis, financeiras e de sustentabilidade podem contribuir para um mundo mais sustentável”, ressaltou José Luiz, que apresentou também a agenda de trabalho do grupo e fez um convite ao público para que participem do 3º Congresso Anual do Glenif, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, em formato online.

Após a abertura, foram apresentados o painel “ISSB”, com o gerente de Relações Ibero-Americanas da Fundação IFRS, Arturo Rodríguez, a integrante do board do ISSB Elizabeth Seeger, o gerente executivo de Sustentabilidade da Eletrobrás, Sandro Natalini Damásio, o diretor-presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), Edilson Paulo, e moderação do coordenador de Relações Internacionais do CBPS, Leandro Ardito, e o painel “Iasb – Visão Geral dos Projetos em Andamento com Ênfase em Provisões e Impacto das Mudanças Climáticas nas Demonstrações Financeiras”, ministrado pelo membro do board do Iasb Tadeu Cendón, o chairman, Andreas Barckow, a vice-chair do Iasb, Linda Mezon-Hutter, e moderação do coordenador de Relações Internacionais do CPC, Rogério Mota.

O presidente da FACPCS, coordenador Técnico do CPC e conselheiro do CRCSP, Edison Arisa Pereira, o presidente da CVM, João Pedro Barroso do Nascimento, e o coordenador de Relações Institucionais do CBPS, Haroldo Levy Neto, fizeram o encerramento do evento e destacaram a qualidade e a relevância dos temas apresentados no seminário.