O terceiro dia da 28ª CONVECON, no dia 18 de outubro de 2023, promoveu uma imersão dos participantes nos principais temas da área contábil, com painéis temáticos e simultâneos, apresentação e premiação de trabalhos técnico-científicos e atividades paralelas, dentre as quais as palestras do Espaço Arena, o Encontro de Delegados Representantes do CRCSP e muito mais.
A 28ª CONVECON trouxe, nos três dias de evento, 22 painéis, atividades paralelas como o Encontro de Delegados Representantes do Conselho, apresentações de entidades e empresas parceiras no Espaço Arena, premiação de trabalhos técnicos e shows de música e stand up comedy, que trouxeram uma experiência única aos 1.750 participantes do evento.
Nos intervalos das atividades, o especialista em voluntariado e responsabilidade social Roberto Ravagnani, mestre de cerimônias da Convenção, e representantes das Comissões ASG, CRCSP Mulher e de Desenvolvimento de Novas Lideranças e de Integração Estudantil (CRCSP Jovem) realizaram intervenções diversas para incentivar o engajamento e conscientizar os participantes sobre importantes temas da sociedade.
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Terceiro dia da 28ª CONVECON tem início com Encontro de Delegados Representantes do CRCSP
Os membros do Conselho Diretor se reuniram, em 18 de outubro de 2023, com os delegados representantes do CRCSP em todo o estado. O Encontro de Delegados ocorreu paralelamente à 28ª CONVECON, no auditório principal do Pro Magno Centro de Eventos, e teve como objetivo apresentar os resultados e realizações da gestão 2022-2023 e reforçar a integração e o alinhamento institucional dos representantes do CRCSP em prol da profissão contábil.
O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, fez a abertura do encontro e destacou a importância da atuação integrada de todos os representantes da entidade. Ele também elogiou a dedicação e postura participativa dos delegados. “Existe no CRCSP um trabalho conjunto de todos para o bom desenvolvimento da profissão contábil. As decisões são tomadas em colegiado, nas reuniões de Câmara e na Plenária, e contamos com o apoio dos delegados no interior para nos representarmos junto aos profissionais. Eu só tenho a agradecer todo o suporte que vocês nos dão”, declarou Maion.
Os vice-presidentes do CRCSP João Carlos Castilho Garcia (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional) também agradeceram aos delegados por todos os esforços empreendidos e apresentaram dados e informações sobre as ações desempenhadas em suas respectivas Vice-Presidências.
“Este trabalho conjunto e em continuidade que o Maion destacou é muito importante para o alinhamento estratégico do Conselho. Esta representação institucional dos delegados é o que nos permite avançar cada vez mais. Muito obrigado a todos”, agradeceu o vice-presidente João Castilho.
“Gostaria de reforçar que, graças à atuação dos delegados e em conjunto com as entidades contábeis de todo o Estado de São Paulo, conseguimos realizar muito mais por toda a profissão contábil”, ressaltou Monello.
“Estamos todos juntos neste desafio de atingir cada vez mais profissionais e, para isto, necessitamos que vocês nos tragam as demandas e os temas de interesse dos profissionais de seus municípios para desenvolvermos novas atividades e que façam esta representação institucional com as entidades e instituições de ensino”, complementou Flávia.
O diretor Executivo do Conselho, Claudio Rafael Bifi, também agradeceu aos delegados representantes, ao Conselho Diretor, conselheiros e funcionários do CRCSP, pontuando a importância da integração.
“Sintetizando um pouco do que o presidente e os vice-presidentes disseram, o CRCSP funciona como uma engrenagem. Vocês viram nestas apresentações e em projetos como o CRCSP em Um Dia e a Campanha Contabilidade é Prerrogativa Legal o quanto temos que estar organizados para que as coisas aconteçam na entidade. Eu agradeço o engajamento e participação de todos vocês e ao apoio e confiança do Conselho Diretor no nosso trabalho, assim como tenho confiança nos responsáveis pelos departamentos e nas equipes que eles lideram”, pontuou Bifi, com elogios especiais à ouvidora do Conselho, Valéria Vanessa de Campos Pinezi, e à gerente de Desenvolvimento Profissional, Simone Sill de Andrade.
Os diretores Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) chefes de departamentos e representantes do Conselho também participaram do Encontro de Delegados.
Apresentação de Trabalhos Técnicos
Paralelamente ao terceiro dia de programação da 28ª CONVECON, em 18 de outubro de 2023, foram premiados os autores dos melhores trabalhos técnicos na área contábil. O prêmio de melhores trabalhos técnicos foi realizado pela Comissão Organizadora da Convenção como forma de reconhecer a qualidade e a importância da produção técnico-científica para o desenvolvimento das Ciências Contábeis.
O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e o conselheiro do CRCSP Alexandre Sanches Garcia coordenaram a apresentação dos trabalhos.
Investimento Social, Tecnológico e Prestação de Contas no Terceiro Setor "Aspectos Contábeis e Jurídicos"
Horário: 10h
Palestrante: Aline Akemi Freitas – coordenadora do Núcleo Órgãos de Controle e OSCs da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP); Jair Gomes de Araújo – diretor Social do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).
Moderador: Marcelo Roberto Monello – vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP.
Moderador da atividade, o vice-presidente Monello começou a palestra informando que existem no Brasil 815 mil organizações sem fins lucrativos, com 3 milhões de trabalhadores. “São 15 mil certificados de filantropia”, disse Monello, “com a distribuição de bilhões de reais”.
Jair Gomes de Araújo fez uma defesa forte da adoção da tecnologia para as organizações do Terceiro Setor, “porque otimizam as decisões administrativas e permitem um controle maior”. Jair acredita que a prestação de contas no Terceiro Setor é a grande oportunidade de trabalho para os contadores que, “além da escrituração, prestam um grande serviço para a boa gestão das organizações do Terceiro Setor”, encerrou Jair.
A advogada Aline falou sobre os diversos incentivos fiscais para as organizações filantrópicas, que podem receber investimentos públicos de fomento direto ou indireto. “A publicidade das informações da prestação de contas precisa ser transparente”, disse Aline. Ela alega que faltam orientações para as organizações e que a OAB SP criou um núcleo para revisar o Manual do Terceiro Setor “para abrir um diálogo no Estado de São Paulo, que oriente a aplicação da legislação, facilitando a prestação de contas das entidades”, finalizou Aline.
ESG – Governança e Ética
Horário: 11h
Palestrantes: Danielle Torres - vice-coordenadora Técnica do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); Guy Almeida - ex-presidente do Conselho de Administração do Ibracon.
Moderador: Marco Antônio de Carvalho Fabbri - presidente do Ibracon - 5ª Seção Regional.
Participante do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), Danielle Torres relatou como está sendo tratado o assunto no Brasil. “Já temos as normas IFRS S1, que trata dos requerimentos gerais, e a IFRS S2, relacionadas ao clima”, contou Danielle.
Para ela, os profissionais da contabilidade – a exemplo do que aconteceu com a implantação das normas internacionais de contabilidade – as IFRS - no Brasil, tem hoje um grande desafio e uma grande oportunidade para a profissão. “Temos que nos preparar para aprender tudo sobre os relatórios de sustentabilidade”, afirmou Danielle.
Guy Almeida acredita que a norma de sustentabilidade vai ter aplicação em todos os tipos de empresa, “uma exigência do investidor e um desafio para contadores e auditores”. Mas ele também acredita que são os contadores, que obedecem um Código de Ética, têm um conselho profissional que protege a sociedade e autoridade técnica, “que são estes os profissionais com credibilidade e metodologia para implementar as normas de sustentabilidade”.
Ao final do painel, o presidente Fabbri moderou as inúmeras perguntas dirigidas aos painelistas.
Compliance na Perícia e Arbitragem
Horário: 11h
Palestrante: Sílvio Simonaggio - sócio fundador da Simonaggio Certeza Técnica.
Moderador: José Vanderlei Masson dos Santos - presidente da Apejesp.
A importância do compliance na atuação de peritos e árbitros em processos judiciais foi o tema da apresentação de Sílvio Simonaggio. Segundo o palestrante, a perícia contábil é, necessariamente, uma medida de compliance, pois é atividade de controle de qualidade dos serviços prestados e da correção das informações.
“O laudo pericial é também um recado ético e moral para a sociedade. Para se prestar bons serviços, é necessário desenvolvermos seres humanos de elevado cunho moral. Nossa atividade é de extrema relevância, pois reforça a necessidade de todos cumprirem e respeitarem as leis”, declarou o palestrante, que abordou ainda questões técnicas e legais sobre a atividade do perito e do árbitro judicial.
O presidente da Apejesp, José Vanderlei Masson, fez a moderação do painel e destacou que os peritos e árbitros devem estar constantemente atualizados. “Quando você faz um trabalho técnico, o primeiro a contestar a qualidade deste trabalho sou eu. É preciso conferir sempre a consistência deste trabalho e a melhor forma de fazer isto é participar da Educação Profissional Continuada”, ressaltou Masson.
Como Aumentar os Lucros dos Serviços Contábeis com Produtos Financeiros
Horário: 11h
Palestrante: Pedro Nery - CEO da Contabilidade.net.
Moderadora: Daisy Christine Hette Eastwood - vice-presidente de Registro do CRCSP.
Pedro Nery ofereceu em seu painel uma solução para uma das principais dúvidas de todo empresário contábil: como aumentar os lucros de seu negócio. A inclusão de produtos financeiros no leque de serviços prestados é, de acordo com o palestrante, uma resposta segura, lucrativa e alinhada à expertise dos profissionais da contabilidade.
Para o palestrante, o profissional da contabilidade que realiza somente a prestação de informações tributárias enfrenta um mercado cada vez mais desafiador, com queda dos valores de honorários e a entrada de muitos competidores. A ampliação dos serviços oferecidos para outros com foco na orientação aos clientes, especialmente os relacionados à análise de produtos financeiros, é uma oportunidade de ampliar ganhos e de atender, de fato, às necessidades daqueles que contratam seus serviços.
“Meu grande ponto, há muito tempo, é sobre como a contabilidade consultiva deve ser exercida pelos profissionais contábeis. E o que é esta contabilidade consultiva? É a educação financeira de seu cliente. E o contador é o mais apto a prestar este serviço e dada a natureza de sua qualificação profissional”, aconselhou Pedro Nery.
A Estratégia Empresarial na Era Digital e os OKRs Integrados à Excelência Corporativa e à Prestação de Contas Profissional
Horário: 12h25
Palestrante: Emílio Herrero Filho – consultor em Estratégia, OKRs e startup.
Moderador: Jorge Roberto Manoel – sócio líder da PWC Brasil e América do Sul.
OKR quer dizer Objetives and Key Results(Objetivos e Resultados-Chave) foi a explicação inicial de Emílio Herrero. “OKRs são uma metodologia de gestão que visa garantir que a empresa concentre esforços em “o que fazer” e “como fazer”.
A metodologia foi implementada há 50 anos e sua principal marca é assegurar o que é mais importante para a organização, com uma estratégia audaciosa e relevante para o contexto de negócio.
Para o moderador Jorge Manoel, aos profissionais de contabilidade estão sendo exigidas também informações não financeiras, ou seja, questões sociais que estão nas notas explicativas. “São as mesmas informações de sustentabilidade e informações sociais do Relato Integrado”, finalizou o sócio da PWC.
Employer Branding - O Quanto sua Empresa Tem Marca Forte para Retenção de Talentos
Horário: 12h25
Palestrante: Vitória Oliveira - CEO da Connectabil, mentora de carreira e liderança.
Moderadora: Maria Ogélia de Souza - diretora Regional do Sescon-SP em São Carlos.
Em sua apresentação, Vitória Oliveira explicou o que é uma marca empregadora, forma como os colaboradores e potenciais colaboradores enxergam a empresa, e o employer branding, conjunto de boas práticas que fazem as empresas alavancarem suas marcas. Segundo ela, possuir uma marca empregadora forte é essencial para reter e atrair profissionais qualificados para os quadros da organização.
A mentora de carreiras explicou os benefícios de uma organização que desenvolve seu employer branding, dentre eles a otimização da produtividade, diminuição dos custos de contratação e aumento da longevidade da empresa, com ganhos financeiros e organizacionais.
O papel da cultura organizacional, da jornada do colaborador e da comunicação interna e externa para esta retenção de talentos foram destacados pela mentora de carreira, que explicou como, através de boas práticas de employer branding, uma organização pode otimizar sua produtividade, diminuir custos de contratação e aumentar sua longevidade como empresa, com ganhos financeiros e organizacionais.
“A construção de uma marca empregadora forte passa pelo desenvolvimento de uma boa cultura organizacional, que é como um casamento, depende das ações desenvolvidas no cotidiano para ampliar o nível de satisfação dos colaboradores. Também é necessário manter uma comunicação aberta, transparente e recíproca sempre”, resumiu Vitória.
“Como também sou empresária contábil, tenho a percepção de que a visão do que é ser um empresário contábil mudou muito ao longo do tempo. A importância do bem-estar do colaborador é muito importante e, felizmente, este tema é tratado hoje com a atenção que merece”, concluiu a moderadora, Maria Ogélia, ao final do painel.
Nova Lei de Licitações e Práticas Administrativas
Horário: 12h25
Palestrante: Ivan Barbosa Rigolin - advogado com experiência. em Direito Administrativo, parecerista e consultor em matérias de Direito Público.
Moderador: Marcelo Roberto Monello - vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP.
A Lei n. º 14.133/2021, conhecida como a Nova Lei de Licitações, trouxe alterações significativas para o processo licitatório, para a formalização e execução de contratos nos entes da administração pública direta e indireta. O especialista Ivan Barbosa Rigolin elucidou, no palco da 28ª CONVECON, quais são estas mudanças, seus reflexos e o porquê todos os envolvidos no processo devem estar atentos à nova lei.
O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, fez a apresentação do palestrante e reforçou a importância do tema. “A existência de mecanismos de controle, especialmente no processo de contratação, é fundamental na administração pública. Por este e outros motivos, existia uma expectativa muito grande em torno desta legislação. Neste painel serão apresentados alguns pontos aos quais devemos estar atentos”, resumiu o moderador.
As definições listadas pelo artigo 6º da Lei n. º 14.133/2021, o grande número de regras facultativas existentes, o processo de preparação do edital, habilitação e o fim do convite e da tomada de preços foram alguns dos tópicos explicados pelo palestrante ao público.
Rigolin apresentou ainda uma visão geral sobre os contratos da administração pública e levantou uma reflexão sobre questões que deveriam ser aprimoradas na nova lei, entre elas, a existência de pontos subjetivos.
“Uma lei pode mandar algo, proibir ou facultar, que é o que a Lei n. º 14.133/2021 faz em muitos momentos. Se é facultativo, não é obrigatório, e isto é um dos grandes problemas dela”, refletiu o especialista.
Liderança com Excelência para Resultados dos Negócios e Gerar Conexões com Pessoas
Horário: 15h
Palestrante: Alexandre Pellaes – 5º Top of Mind de RH do Brasil.
Moderadora: Flávia Augusto – vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP.
Gestão é uma atribuição. Liderança é uma decisão. “Será que temos consciência da diferença entre esses dois papéis? ”, perguntou Pellaes.
O tempo do “manda quem pode e obedece quem tem juízo” ficou para trás. Ou deveria ter ficado, filosofou o palestrante. No entanto, grande parte das pessoas na liderança chegou a essa posição, quando liderança era status, cargo, poder, privilégio, etapa de carreira, comando e, por isso, não possui repertório para liderar com eficiência e respeito.
E hoje? Qual é o papel da liderança? Quais são os novos desafios? Um título de liderança se sustenta se não houver suporte técnico e emocional, comunicação eficiente, empatia, flexibilidade, protagonismo e estratégia? Provavelmente, não. Mas como equilibrar tudo isso?
É essencial acompanhar a evolução da liderança – saindo do comando e controle, que opera com a disciplina por pressão, e passando para a liderança compartilhada, que atua com a disciplina por ética. Uma mudança nada sutil e absolutamente necessária.
Quem contribui mais com o sucesso da organização e das pessoas: líderes interessantes ou líderes interessados?
“A qualidade da liderança deixou de ser um atributo do líder e passou a ser atributo da relação. Isso muda o jogo. Não dá para liderar no “atacado”. É preciso liderar no “varejo” – enxergar as pessoas, os clientes, o mercado - e partir para a ação, com intenção genuína”, finalizou Pellaes sob aplausos.
Para a mediadora do painel, a vice-presidente Flávia, “atualizamos nossa visão sobre o trabalho e a liderança, em uma palestra inspiradora, provocadora e surpreendentemente divertida”.
Como Criar um Ecossistema de Inovação
Horário: 16h05
Palestrante: Hugo Guimarães Cayuela - líder de Estratégia e M&A da Peers.
Moderador: Claudinei Tonon - presidente do Sindcont-SP.
Hugo Cayuela descreveu ao público como estabelecer um ecossistema de inovação eficaz nas empresas e como a colaboração com parceiros-chave é fundamental para o desenvolvimento de novos projetos.
Com exemplos e referências de autores renomados no tema, o palestrante demonstrou que as empresas que investem em inovação, tanto na criação de novos produtos como na otimização de procedimentos internos, têm uma melhoria significativa em sua competitividade, ampliação da margem de lucro e uma redução dos custos operacionais.
“Criar um ecossistema de inovação bem estruturado e colaborativo, com a participação ativa de diversos parceiros, é fundamental para impulsionar o crescimento e o sucesso a longo prazo das empresas. Devemos estar preparados para criar o futuro, não apenas esperar por ele”, alertou Cayuela.
“A inovação é hoje essencial nas organizações contábeis. Não conseguiremos mais fugir ou adiar sua implementação, então devemos compreender melhor este tema e nos prepararmos para algo que já é realidade”, complementou o presidente do Sindcont-SP, moderador do painel.
Inteligência Artificial Aplicada ao Mercado Contábil
Horário: 16h05
Palestrante: Maurício Frizzarin – CEO da Qyon Tecnologia.
Moderador: Antônio Carlos Souza dos Santos – vice-presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP.
A apresentação de Maurício Frizzarin tratou, nas palavras do painelista, sobre “a próxima revolução na área contábil”, que é a aplicação da inteligência artificial na rotina dos contadores.
“As novas tecnologias sempre causam uma curiosidade e expectativa muito grandes, por seu potencial de resolução dos problemas da atualidade. Foi assim com o armazenamento em nuvem, o metaverso e hoje com a inteligência artificial”, pontuou o vice-presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Antônio Carlos Souza dos Santos, na abertura do painel.
Maurício Frizzarin explicou o funcionamento dos diversos modelos de inteligência artificial existentes no mercado e como eles estão revolucionando a Contabilidade, tornando-a mais eficiente e permitindo que os contadores se concentrem no atendimento ao cliente.
“A automação de tarefas tediosas permite desenvolver serviços personalizados e facilita a conformidade regulatória. Mas a inteligência artificial precisa de treino, é como um bebê, que precisa aprender para que possa andar sozinho. Com a escolha e utilização correta, a IA pode remodelar a Contabilidade de maneiras sem precedentes”, avaliou o painelista.
Governança Corporativa Sob as Mais Diversas Perspectivas (Aspectos Práticos nas Visões de Conselheiro Independente, Contadores, Executivos, Founder CEO, Controlador, Auditoria Interna)
Horário: 16h05
Palestrantes
Eduardo Luque – presidente dos Conselhos Fiscais da Qualicorp e Fundação Ambev (FAHZ).
Marcos Aurélio Couto – presidente e CEO da Alper Consultoria e Corretora de Seguros.
Patrick Matos – diretor de Práticas Contábeis da Natura & CO.
Paulo Sérgio Miron – sócio e diretor Executivo do Itaú Unibanco.
Priscila Grecco – CEO da Itaúsa, membro dos Comitês de Auditoria da Copa Energia e de Finanças da Alpargatas.
Moderador: João Carlos Castilho Garcia – vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP.
Os painelistas desta atividade deram depoimentos de como chegaram aos cargos de chefia que ocupam. Foram apresentados pelo vice-presidente Castilho: “Que honra apresentar este time de craques”, disse Castilho, que pediu que cada um contasse um pouco sobre os cargos de governança que ocupam atualmente.
O primeiro a falar foi Marco Aurélio Couto, administrador, e único do grupo que não é contador, CEO da Alper Consultoria e Corretora de Seguros. “Para ter sucesso o segredo é ter pessoas qualificadas para nos ajudar”, ele disse. ”Os contadores são especialistas qualificados para ocupar cargos de governança”.
Priscila Grecco, CEO da Itaúsa, é contadora e contou que a empresa onde trabalha tem uma estrutura de governança muito robusta. “Comitês de auditoria precisam da inteligência contábil dos profissionais da nossa área”, afirmou.
Patrick Matos, diretor de Práticas Contábeis da Natura & CO, afirmou que “o contador está no centro da governança”. Profissional que tem um Código de Ética, segundo Patrick, isso qualifica o contador a praticar a acuracidade dos registros contábeis, qualificando-o a participar dos órgãos que têm governança corporativa.
Paulo Sérgio Miron, sócio e diretor Executivo do Itaú Unibanco, afirmou que no Brasil aumentou o número de empresas que adotam a governança corporativa, “porque os investidores e a sociedade têm uma confiança maior nos números apresentados”.
Eduardo Luque, presidente dos Conselhos Fiscais da Qualicorp e Fundação Ambev (FAHZ), disse que tem uma experiência acumulada de 35 anos como um profissional contábil “apaixonado” pela profissão. Ao longo de sua carreira explorou ao máximo todas as oportunidades que agregaram muito na formação do que é hoje o seu perfil profissional como membro independente de Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais e Comitês de Auditoria de grandes companhias de capital aberto, empresário do setor contábil para segmentos outsourcing, auditoria, consultoria e consultor especialista em governança.
Espaço Arena e encerramento
Além da programação principal, a 28ª CONVECON contou com o Espaço Arena, local exclusivo para a apresentação de entidades, empresas patrocinadoras do evento e comissões do CRCSP.
Premiação dos trabalhos
Ao final da 28ª CONVECON, foram premiados os autores dos melhores trabalhos técnicos na área contábil. Dentre os trabalhos inscritos no site da 28ª CONVECON, a Comissão Avaliadora selecionou os três melhores para serem apresentados no evento.
Os trabalhos selecionados receberam, no palco da Convenção, um certificado da premiação e um cheque no valor de R$ 5.000 para o primeiro colocado, R$ 3.500 para o segundo lugar e de R$ 1.500 para o terceiro classificado.
A entrega dos prêmios foi feita pelo diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Márcio Borinelli, e pelo conselheiro do CRCSP e acadêmico da APC Alexandre Sanches Garcia.
“A Fipecafi acredita muito na pesquisa, na ciência e no conhecimento e é um orgulho muito grande ver a nossa ciência crescendo e se desenvolvendo cada vez mais”, parabenizou Borinelli.
Alexandre Garcia explicou o funcionamento da premiação: “Os trabalhos inscritos foram avaliados e revisados por 15 professores que integraram a banca avaliadora e os três melhores foram escolhidos para se apresentarem ao vivo aqui na 28ª CONVECON, na parte da manhã. Agora premiaremos os vencedores de acordo com a pontuação obtida por cada um”.
Após análise da banca julgadora, segundo critérios definidos em edital, foram premiados durante o encerramento da 28ª CONVECON os seguintes trabalhos:
1º lugar: Tattielle Christina Oliveira, com o tema “Identificação das Características Associadas ao Planejamento Tributário Agressivo que Ampliam a Incerteza Tributária: Abordagem por meio de um Estudo de Caso”;
2º lugar: Sérgio Roberto Garcia, com o tema “Dissolução Parcial nas Sociedades Limitadas: Estudo Empírico da Apuração de Haveres Antes e Após o CPC de 2015”;
3º lugar: Fabrício Aparecido Gomes Martins, com o tema “Impacto da Reforma Tributária (PEC 45/2019) na Contabilidade Societária”.
Ao final da premiação dos trabalhos técnicos, representantes das entidades e empresas parceiras da 28ª CONVECON sortearam brindes aos participantes do evento.