Micro e pequenos empresários podem contar com o auxílio dos profissionais da contabilidade na renegociação de dívidas

Publicado em 17/1/2017

Em tempos de crise, realizar um bom planejamento no início de ano pode ser o diferencial para as empresas colocarem as contas em ordem e terem mais tranquilidade ao longo dos próximos meses. Porém, nem sempre é fácil dar o primeiro passo.

Por esse motivo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) estão realizando o Mutirão da Renegociação.

A campanha vem ao encontro da Lei Complementar n.º 155/2016, que alterou a Lei Complementar n.º 123/2006. Empresas que estão enquadradas no Simples Nacional agora podem renegociar suas dívidas tributárias do Simples em até 120 meses e com condições especiais.

O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, reforça que esta é uma ótima oportunidade para os empresários e que eles têm um importante aliado. “Os empresários que desejam colocar as contas em dia podem contar com o auxílio dos profissionais da contabilidade que possuem todo o conhecimento necessário para orientá-los nessas questões”, afirmou.

Em 2016, das 584 mil micro e pequenas empresas notificadas pela Receita Federal do Brasil para se regularizarem e evitarem o desenquadramento do Simples Nacional, 285 mil o fizeram. As empresas restantes foram desligadas, mas podem reverter essa situação ainda este ano.

“Embora os pedidos de parcelamento possam ser feitos pelo site da Receita Federal até o dia 10 de março de 2017, recomendo aos empresários que paguem ou negociem suas dívidas ainda neste mês de janeiro, pois a solicitação de uma nova adesão ao Simples Nacional pode ser feita até o dia 31 de janeiro de 2017”, explicou o presidente Gildo.