CRCSP apoia campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde masculina

Publicado em 31/10/2023

Governos, empresas e organizações em todo o mundo participam anualmente da campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem. O CRCSP é uma das entidades apoiadoras da campanha e, através da divulgação de conteúdo informativo em suas publicações e atividades, busca alertar sobre os perigos do câncer de próstata e de outras doenças que afetam a população masculina e a importância da prevenção e dos exames periódicos.

A campanha Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, para ampliar as ações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. Iniciou-se ali o “Movember”, movimento de conscientização cujo nome faz referência às palavras “moustache” (bigode) e “november” (novembro). A partir, de então, a iniciativa se espalhou por diversos países pelo mundo.

No Brasil, a campanha teve início em 2014, com ações do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil. A iluminação de fachadas e a utilização do bigode em materiais informativos são marcas da campanha, que tem entre seus objetivos quebrar paradigmas e preconceitos que afastam os homens das consultas médicas de rotina.

O câncer de próstata é o segundo tipo de doença oncológica que mais afeta os homens. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgados no estudo Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, apontam a previsão de 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano no próximo triênio.

Após o câncer de pele não melanoma, os tumores de próstata são o tipo mais recorrente na população masculina, com 10,2% do total. Além disto, é a segunda principal causa de óbito em homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Segundo o Inca, 16.300 homens vieram a óbito por câncer de próstata somente em 2021.

Para mudar este quadro, são fundamentais a manutenção de hábitos de prevenção e a realização de exames periódicos. Entretanto, uma parcela significativa dos homens negligencia os cuidados com a saúde.

Uma pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem aponta que mais da metade dos homens (51%) só vão ao médico quando surgem sintomas que prejudicam muito suas rotinas. O dado é preocupante, já que o tratamento de doenças como o câncer de próstata é mais efetivo nos estágios iniciais, momento em que a doença progride de forma silenciosa.

Para saber mais sobre sintomas, fatores de risco e práticas que ajudam a prevenir o câncer de próstata, confira a cartilha Câncer de Próstata: vamos falar sobre isso?, publicada pelo Inca.

E você? Quando foi a última vez que realizou um exame de rotina?

Saúde é coisa séria! Cuide-se!