Conselheiros do CRCSP tomam posse e elegem Conselho Diretor para o biênio 2024-2025

Publicado em 8/1/2024

O contador João Carlos Castilho Garcia é o novo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP). Ele presidirá o maior Conselho de Contabilidade do Brasil na gestão 2024-2025. Completando o Conselho Diretor do CRCSP também foram eleitas as vice-presidentes Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva (Administração e Finanças), Flávia Augusto (Fiscalização, Ética e Disciplina), o vice-presidente Wander Pinto (Desenvolvimento Profissional) e a vice-presidente Eliane Aparecida Maia(Registro).

A posse de um terço dos conselheiros efetivos e suplentes para compor o Plenário do CRCSP, eleitos em 13 de novembro de 2023, para os mandatos de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2027, começou com um minuto de silêncio em homenagem à conselheira Selma do Carmo Ribeiro, falecida em 30 de dezembro de 2023.

A primeira sessão plenária ordinária do CRCSP neste ano foi presidida pelo conselheiro José Augusto Picão, que tem o registro mais antigo dentre os conselheiros, assessorada pelo diretor Executivo Claudio Rafael Bifi.

Após serem empossados, os conselheiros efetivos realizaram votação da única chapa que se apresentou. Os conselheiros William Peterson de Andrade, Paulo César Adorno e Rafael Arjona de Lima foram indicados para conduzir o procedimento eleitoral e proclamaram o resultados: foi aprovada, por 33 votos favoráveis e dois em branco, a composição do Conselho Diretor e das Câmaras do CRCSP para 2024-2025.

Estavam presentes na sessão plenária o presidente do CRCSP, Sergio Prado de Mello (gestão 2008-2009), o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Valmir Leôncio da Silva, e o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Alexandre Sanches Garcia, além dos conselheiros efetivos e suplentes remanescentes.

Conselheiros empossados

Para preencher um terço do plenário do CRCSP, os conselheiros efetivos eleitos para o mandato 2024-2027 que tomaram posse foram: Paula Brandão Campidele, Michele Graciano Alcântara, Vanessa Campidele de Melo, Alessandra Oliveira Rodrigues, Cleber Farias Nazareth, Tadeu Pigioni Horta Fernandes, Robson Jorge de Viveiros Finholdt, Roberto Freitas Ferreira, Thiago Ferreira dos Santos, Rafael Arjona de Lima, Raphael Catharino Mathias.

Também foram empossados como conselheiros efetivos Sérgio Januário de Freitas, substituindo Selma do Carmo Ribeiro, e Rodrigo de Morais Félix, no lugar de Rafael de Almeida Alonso que, por motivos particulares, renunciou ao mandato.

Os conselheiros suplentes eleitos para o mandato 2024-2027 que tomaram posse foram: Rafaela Thomaz Queiroz, Camila Venâncio Pereira, Adriana Martins Gonçalez, Carina Zanardi Amaro da Silva, Aleksandro da Silva Santos, Alexandre Augusto Coimbra, Henrique Klieger, Rodrigo César Marchesi dos Santos, Victor Peracioli Chiarastelli, Thiago de Melo Silveira, Sérgio Amaral Júnior, Rodrigo de Morais Felix.

O conselheiro suplente com mandato complementar para 2024-2025, Ronnie Acquesta Gongora, também foi empossado.

Alguns conselheiros não puderam comparecer e tomarão posse em data a ser agendada.

A sessão plenária foi finalizada com o Juramento do Conselheiro, lido pela vice-presidente Heloísa e repetida pelos conselheiros: “Prometo desempenhar a nobre função de conselheiro envidando todos os esforços para, no cumprimento fiel da legislação pertinente, promover o desenvolvimento da classe contábil, dignificando-a e honrando-a.”

Primeiro discurso

Em seu discurso de posse, o presidente João Carlos Castilho Garcia agradeceu a confiança depositada em sua gestão pelos votos recebidos. Agradeceu também seu antecessor, o presidente José Aparecido Maion, e disse que confia no trabalho eficiente que será desenvolvido pelos vice-presidentes do Conselho Diretor e pelos conselheiros.

Afirmou que serão “dois anos de trabalho muito forte” e que serão priorizadas as comissões técnicas formada por especialistas nas várias áreas da Contabilidade.

“Queremos atingir com nosso trabalho os mais de 154 mil profissionais da contabilidade registrados no CRCSP e reafirmamos o nosso compromisso com a Contabilidade, com os profissionais contábeis e a sociedade, um compromisso que nos levará a realizar muito mais pela profissão”.

O presidente Castilho afirmou ainda: “Participamos de um processo eleitoral ético e transparente, com foco na nossa missão maior que é a valorização da profissão e do profissional, para benefício e proteção da sociedade. Terminada a eleição que elegeu um terço de novos participantes do Plenário do CRCSP está terminada também a divisão por chapas. Hoje, somos um só Conselho”.

Ele terminou anunciando o novo lema da gestão 2024-2025: “CRCSP para todos: valorização, transparência e comprometimento”.

Quem é João Carlos Castilho Garcia

O contador João Carlos Castilho Garcia é mestre em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) desde 1997 e graduado em Ciências Contábeis pela mesma instituição em 1991. Atuou como professor em cursos de MBA Finanças e Contabilidade pela Universidade de Taubaté, MBA em Controladoria pela Fundace - USP Ribeirão Preto, Universidade Estadual de Londrina (UEL) no curso de pós-graduação em Contabilidade, graduação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu, pós-graduação pela Escola Trevisan para Dirigentes de Empresas e diversos outros cursos profissionalizantes. Tem forte participação em Conselhos, tendo sido vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (2022-2023), vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina (2020-2021) e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional (2018-2019) além de conselheiro desde 2014. Foi membro do Conselho de Administração da Cetesb entre novembro de 2018 e maio de 2023. Membro do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), desde 2021, e membro deste comitê desde 2018. Em 2019, tornou-se membro do Conselho Curador e consultor da Fipecafi, encerrando seu mandato em maio de 2023. No período de 2011 a 2012 foi presidente da Anefac e seguiu como conselheiro de Administração até 2022.João Carlos Castilho Garcia é sócio-diretor da área de Perícias da MLegate desde 1995 atendendo demandas judiciais e arbitrais.

Confira a composição do CRCSP para a gestão 2024-2025

Conselho Diretor

Presidente: João Carlos Castilho Garcia

Vice-presidente de Administração e Finanças: Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva

Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina: Flávia Augusto

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional: Wander Pinto

Vice-presidente de Registro: Eliane Aparecida Maia

Câmara de Política Institucional: coordenadora: Flávia Augusto; vice-coordenadora: Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva; membros: Wander Pinto e Eliane Aparecida Maia.

Câmara de Recursos: coordenador: Renato Prone Teixeira da Silva; vice-coordenador: Roberson de Medeiros; membro: Roberto Freitas Ferreira.

Câmara de Controle Interno:coordenador: Marcelo Viaro Berloffa; vice-coordenador: José Aparecido Maion; membro: Suely Gualano Bossa Serrati.

I Câmara de Fiscalização:coordenador: José Luiz Ribeiro de Carvalho; vice-coordenador: Paulo César Adorno; membros: Paula Brandão Campidele, Thiago Ferreira dos Santos e Alessandra Oliveira Rodrigues.

II Câmara de Fiscalização: coordenador: Alexandre Ferezini; vice-coordenador: Marcelo Gomes de Barros; membros: Tadeu Pigioni Horta Fernandes, Vanessa Campidele de Melo e Raphael Catharino Mathias.

III Câmara de Fiscalização:coordenador: Jairo Balderrama Pinto; vice-coordenador: William Peterson de Andrade; membros: Cleber Farias Nazareth, Michele Graciano Alcântara e Rafael Arjona de Lima.

Câmara de Desenvolvimento Profissional: coordenador: Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior; vice-coordenador: José Augusto Picão; membros: João Edison Deméo, Sérgio Januário de Freitas, Lilian Ricci Ghizzi e Teresinha da Silva.

Câmara de Registro: coordenadora: Rosângela Maria da Costa Menezes; vice-coordenadora: Ana Maria Galloro Laporta; membros: Robson Jorge de Viveiros Finholdt e Rodrigo de Morais Félix.