IA, ESG e tributos: importância deve aumentar na rotina de conselhos e executivos neste ano

Publicado em 9/1/2024

Busca por especialistas em tributos atualizados com as mudanças trazidas pela reforma se intensificam nas consultorias.

Para este ano de 2024, as consultorias especializadas em recrutamento de executivos e conselheiros têm visto a necessidade de intensificar a busca por profissionais com conhecimentos que começaram a ser mais requisitados sobretudo no ano passado.

Entre esses profissionais, se destacam os especialistas em:

Diante desse cenário, no mercado financeiro, a tendência de alta é na busca por profissionais que se dedicam à relação com investidores. Essa busca servirá para tentar trazer de volta os ativos sob gestão que estavam perdidos.

Além disso, em um ano com várias mudanças e desafios, o movimento acontece após a estabilização no segundo semestre.

Entre os desafios encontrados por esses executivos e conselheiros estão: 

“Uma revolução invisível vem acontecendo em relação à contratação de conselheiros”, diz o sócio fundador da Maio, Marcelo de Lucca.

Lucca acrescenta que “além das pouco mais de 400 empresas listadas na bolsa brasileira, que são obrigadas a manter seus conselhos de administração por aspectos regulatórios, muitas empresas privadas e sem capital aberto têm visto em sua constituição uma forma de facilitar o acesso a novas fontes de financiamento, seja na busca de sócios ou via instrumentos financeiros no mercado de capitais.”

Diante desse cenário, o sócio afirma que houve um grande aumento na formação de conselhos (consultivos ou de administração), bem como na busca por profissionais capacitados para incorporar novos conhecimentos.

Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Portal Contábeis