PEPC: confira o passo a passo para realizar a prestação de contas das atividades realizadas em 2023

Publicado em 12/1/2024

Profissionais da contabilidade já podem realizar a prestação de contas do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), por meio do Sistema Web EPC.

O processo pode ser feito até o dia 31 de janeiro e é simples: basta acessar o Sistema Web EPC, efetuar o login – com CPF e senha de acesso –, cadastrar as atividades e enviar a prestação de contas. A senha é a mesma utilizada para outros sistemas, como Decore e Coaf.

Passo a passo

É possível visualizar os submenus, ao clicar em "minhas atividades", e cadastrar atividades realizadas durante o exercício que se pretende prestar contas. Os profissionais podem cadastrar as atividades de docência, orientação e banca, comissões técnicas, cursos no exterior, produção intelectual e disciplinas concluídas nos cursos de graduação e pós-graduação.

Essa ação poderá ser feita para todas as atividades que deseja cadastrar. Além disso, o profissional poderá editar, excluir e visualizar as informações preenchidas, mesmo após o salvamento.

ATENÇÃO

Cabe um destaque especial para as atividades realizadas por capacitadoras credenciadas. Essas atividades serão preenchidas pela própria capacitadora, sem a possibilidade de inclusão dessas atividades pelo profissional, via sistema. Por isso, é importante que os profissionais fiquem atentos ao cadastro dessas atividades e, se houver qualquer equívoco, entre em contato com a capacitadora credenciada para as devidas orientações.

Para saber mais sobre esse processo, acesse aqui.

A prestação de contas do PEPC é obrigatória para os profissionais da contabilidade que atuam no mercado de trabalho como auditores independentes, responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil das empresas reguladas e/ou supervisionadas. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) incentiva todos os profissionais contábeis a prestarem contas de forma voluntária.

Para saber mais, clique aqui.

Fonte: Comunicação CFC - Sheyla Alves