Novo sistema do FGTS terá 5 mudanças para empresas a partir de março

Publicado em 15/1/2024

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço tem como objetivo simplificar os processos para o empregador; entenda

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) Digital deve começar a funcionar a partir de 1º de março de 2024, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. A nova modalidade visa a simplificar o pagamento do benefício por empregadores, poupando o tempo das empresas.

Um total de 5 mudanças são esperadas por causa da digitalização do FGTS. Leia quais são abaixo:

Inicialmente, a implementação do FGTS digital era esperada para janeiro de 2024. O governo anunciou o adiamento para março em novembro de 2023.

Atualmente, a ferramenta se encontra em fase de teste. De 13 de janeiro a 29 de fevereiro, estará em processo de preparação.

Em dezembro, o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) afirmou que o objetivo da plataforma é deixar o processo de pagamento do fundo pelas empresas mais fácil e também aumentar a transparência na fiscalização dos pagamentos.

Marinho disse que, com a mudança, os sindicatos e o governo terão mais facilidade de olhar a atuação dos contratantes.

A plataforma virtual vai impactar mais de 43 milhões de pessoas. Delas, 4 milhões de empregadores. A movimentação média anual do FGTS é de R$ 180 bilhões.

Fonte: Portal Poder 360