Rotatividade no mercado: área contábil está entre as 10 com mais oportunidades de emprego

Publicado em 16/1/2024

Para 2024, a expectativa é que haja uma mudança de comportamento nas empresas.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, no ano passado 25% dos jovens entre 18 e 24 anos permaneceram nas empresas por menos de 3 meses.

Neste ano de 2024, a expectativa é que haja uma mudança de comportamento nas empresas, para que assim possa enfrentar os desafios da rotatividade, de acordo com o head de marketing, Monize Oliveira.

“As empresas precisam se adaptar às novas exigências dos funcionários, como flexibilidade no horário, e recrutar de forma mais rápida e assertiva, para driblar a rotatividade em 2024. E a tecnologia pode ser uma grande aliada neste ano – passamos por uma transformação tecnológica em que as empresas estão atingindo uma maturidade digital e precisamos usar esse conhecimento para melhorar processos, inclusive o de recrutamento. ”

Diante desse cenário, as regiões que mais irão ofertar empregos em 2024 são Sudeste e Sul, com destaque para São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Veja quais são os percentuais de maior aquisição:

Com relação às áreas que mais tiveram oportunidades de emprego, estão:

Acerca destes dados, percebe-se que a área contábil ocupa a 10ª posição, logo a demanda por profissionais ainda é grande, mas a procura está cada vez mais nichada e em busca de profissionais mais qualificados e com especializações.

Oliveira ainda acrescenta que a área de “TI já está a algum tempo em destaque e vai continuar, porque além de surgirem novas tecnologias, essas tecnologias se aprimoram. Isso significa que a escassez de talentos graves que temos hoje nesta área com certeza irá crescer neste ano. ”

“As pessoas também estão buscando cada vez mais o bem-estar. Com isso, profissões conectadas com o cuidado à saúde e bem-estar estarão em alta neste ano, porque terão muita demanda da população que viu que é possível unir qualidade de vida com o trabalho”, finaliza Oliveira.

Fonte: Portal Contábeis