Conselheiros participam do Programa de Capacitação e Integração, com dois dias de atividades sobre atuação e procedimentos internos do CRCSP

Publicado em 19/1/2024

Os conselheiros do CRCSP participaram, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2024, do Programa de Integração e Capacitação, treinamento sobre a estrutura, procedimentos do Conselho e sobre as normas e princípios éticos que norteiam a atuação da entidade.

O primeiro dia de atividades teve início com uma apresentação do Conselho Diretor aos conselheiros que assumiram a representação como conselheiros em 2024. O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, e os vice-presidentes Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva (Administração e Finanças), Flávia Augusto (Fiscalização, Ética e Disciplina), Wander Pinto (Desenvolvimento Profissional) e Eliane Maia (Registro) deram as boas-vindas a todos e ressaltaram a importância de conhecer as rotinas e processos para desempenhar as funções de conselheiro com a responsabilidade que o cargo exige.

“Estamos felizes de vocês estarem com a gente, sejam muito bem-vindos e contem conosco para o que precisarem”, declarou o presidente João Carlos na abertura do treinamento. Os vice-presidentes do CRCSP também deram as boas-vindas e, a seguir, os diretores, gerentes e chefes de departamento explicaram como cada área do CRCSP atua.

O diretor Claudio Rafael Bifi falou sobre a estrutura do Conselho, as normas que regem a atuação da entidade, como ocorre a análise de processos pelos conselheiros nas câmaras regimentais e como são aprovados todos os processos e projetos do CRCSP na reunião plenária, de forma colegiada pelos conselheiros.

Bifi convidou a seguir os responsáveis pelos departamentos de Assessoria Jurídica, Comunicação, Fiscalização, Ouvidoria e Secretaria, áreas sob a liderança da Diretoria Executiva, para falarem sobre o trabalho desenvolvido por cada uma.

O diretor de Tecnologia e Infraestrutura, Domingos Sávio Mota falou sobre a importância da segurança da informação para o CRCSP e como as medidas de proteção, monitoramento e criação de uma cultura de segurança de dados na entidade minimizam riscos de ataques virtuais e vazamentos.

Domingos também falou sobre as atividades realizadas pelos departamentos de Atendimento, Desenvolvimento Profissional, Manutenção, Recursos Humanos, Registro e Tecnologia da Informação, áreas sob a Diretoria de Tecnologia e Infraestrutura.

O diretor Administrativo, Carlos do Carmo Rufino explicou todo o funcionamento do Conselho no âmbito administrativo e financeiro, como é elaborado o planejamento estratégico e como está relacionado a todos os processos licitatórios do CRCSP, às metas e parâmetros do Sistema de Gestão de Indicadores (SGI) e como todas as informações são disponibilizadas no portal da transparência, além de serem auditadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Carlos também chamou os responsáveis pelos departamentos de Compras, Contabilidade, Controladoria, Financeiro, Logística e Núcleo de Relacionamentos para explicarem como a atuação dos conselheiros se relaciona com a rotina dos departamentos do CRCSP.

Atuação nas reuniões de câmara, plenária e na representação institucional

Na parte da tarde do dia 18, todos os conselheiros do CRCSP participaram de uma atualização sobre a atuação dos conselheiros nas câmaras regimentais, no plenário e na representação da entidade em atividades de Educação Profissional Continuada e eventos.

O segundo dia de atividades foi reservado aos treinamentos sobre os processos que tramitam nas câmaras e plenária. De manhã, os conselheiros participaram de um treinamento teórico sobre os processos de Fiscalização. A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Flávia Augusto, deu as boas-vindas aos conselheiros e falou sobre a importância de todos os conselheiros estarem sempre atualizados com os procedimentos e com a legislação que regem as ações de fiscalização.

“Os conselheiros que integram as câmaras de Fiscalização I, II e III e a de Recursos terão um contato mais frequente com os processos fiscalizatórios, mas todos os conselheiros devem estar familiarizados com as informações passadas neste treinamento, pois os processos são analisados e aprovados por todos nas reuniões plenárias”, declarou Flávia.

Após o treinamento sobre procedimentos das plenárias e na representação acadêmica e institucional, foram realizados os treinamentos práticos das reuniões de câmaras. Os conselheiros se reuniram em suas respectivas câmaras (Controle Interno, Desenvolvimento Profissional, Fiscalização I, II e III, Política Institucional, Recursos e Registro) para analisar e discutir processos, para que sejam elaboradas as recomendações a serem julgadas por todos os conselheiros na próxima reunião plenária do CRCSP.