Fiscalização é tema de treinamento para conselheiros no CRCSP

Publicado em 30/1/2017

Os conselheiros do CRCSP participaram de um treinamento sobre processos de fiscalização, no dia 30 de janeiro de 2017, na sede da entidade. O presidente da entidade, Gildo Freire de Araújo, destacou a importância de atividades como essa e cumprimentou a todos pela participação.

Em seguida, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Donizete Valentina, agradeceu a todos pelos trabalhos realizados ao longo de 2016 e abordou os objetivos do treinamento. “Observamos a necessidade de melhorar o alinhamento para o relato e julgamento dos processos”, afirmou.

Donizete mencionou ainda as novidades para 2017 como a consulta dos processos via web, implementada com o objetivo e facilitar os procedimentos, e a criação de um canal de comunicação de irregularidades.

A primeira parte do treinamento foi ministrada pelo conselheiro Mauro Manoel Nóbrega. Além de abordar o papel do conselheiro, Mauro falou sobre a elaboração dos relatos dos conselheiros, que devem conter um preâmbulo, um relatório, um parecer e um voto. Ao final de sua apresentação, Mauro esclareceu as dúvidas dos presentes.

Os vice-presidentes Marcia Ruiz Alcazar (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Desenvolvimento Profissional) e Neusa Prone Teixeira da Silva (Registro) e os diretores Claudio Rafael Bifi (executivo) e Verônica Moreira Nunes (operacional) acompanharam o treinamento.

Sistema CFC/CRCs

O presidente do CRCSP reiniciou os trabalhos na parte da tarde, que foi apresentada pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega. “Que possamos dar continuidade ao treinamento com o mesmo comprometimento, atendendo assim aos anseios da sociedade”, destacou Gildo.

O vice-presidente Donizete coordenou as atividades e agradeceu a participação do vice-presidente do CFC. “A presença da autoridade máxima em fiscalização da classe contábil é, para nós, um privilégio e confere ainda mais relevância ao tema apresentado”.

Os procedimentos de fiscalização eletrônica, as súmulas e atos normativos complementares emitidos e o rito de cassação do registro profissional foram alguns dos temas abordados por Luiz Fernando em sua apresentação.

Ele reforçou também que a fiscalização é um fator de proteção para a sociedade e que o profissional contábil deve zelar sempre pelo efetivo cumprimento da lei. “É importante que os profissionais tenham especial atenção no processo de captação de clientes, para que possam se preservar de uma penalidade ética”.