Coaf: hoje, 31 de janeiro, é o último dia para o Envio da Declaração de Não Ocorrência ao CFC

Publicado em 31/1/2024

Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para que profissionais e organizações contábeis encaminhem ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) a Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas. Esta medida, estabelecida pelo artigo 11, inciso III, da Lei n. º 9.613/1998, tem como objetivo fortalecer a segurança e prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.

A Resolução CFC n. º 1.530/2017, que detalha as normas de comunicação de ocorrência e não ocorrência ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e ao CFC, também respalda a importância deste procedimento. O processo é simples e pode ser realizado por meio do sistema desenvolvido pelo CFC. O acesso, seja por CPF e senha ou Certificação Digital, garante a eficiência do envio da declaração. Para os que ainda não possuem cadastro com senha, a opção "Recuperar Senha" está disponível, bastando preencher as informações solicitadas e seguir as instruções.

A não conformidade com este prazo pode acarretar penalidades e implicações legais. Portanto, é crucial que os profissionais estejam atentos e cumpram as etapas necessárias para o envio da Declaração de Não Ocorrência dentro do prazo determinado.

Saiba mais informações sobre o Coaf e a Declaração de Não Ocorrência, clique aqui.

Acesse diretamente o sistema clicando aqui.

O que é o Coaf?

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) é um órgão de deliberação coletiva com jurisdição em todo o território nacional, criado pela Lei n. º 9.613, de 3 de março de 1998, integrante da estrutura do Ministério da Fazenda. Tem como missão produzir inteligência financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

O Coaf recebe, examina e identifica ocorrências suspeitas de atividade ilícita e comunica às autoridades competentes para instauração de procedimentos. Além disso, coordena a troca de informações para viabilizar ações rápidas e eficientes no combate à ocultação ou à dissimulação de bens, direitos e valores. O Conselho aplica penas administrativas nos setores econômicos para os quais não exista órgão regulador ou fiscalizador próprio.

Conforme orientações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Coaf, o profissional que verificar qualquer atividade ilícita deve comunicar, no prazo de 24 horas após a tomada de conhecimento, ao CFC e ao Coaf. Nessa condição, o Coaf será responsável por examinar e encaminhar as denúncias para autoridades competentes. Para saber mais, acesse a cartilha de orientações.

Fonte: Comunicação CFC - Sheyla Alves