Internacional: Iaasb emite norma para entidades menos complexas

Publicado em 5/2/2024

International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb na sigla em inglês) emitiu uma norma moldada para atender às necessidades específicas de auditoria de empresas e de organizações menos complexas. Intitulada Norma Internacional de Auditoria para Entidades Menos Complexas, a ISA for LCE, como é conhecida em inglês, foi formatada para ser um novo padrão de auditoria global independente.

Construída com base nas Normas Internacionais de Auditoria (ISA), globalmente respeitadas e amplamente adotadas, a ISA for LCE visa aumentar a confiança nos relatórios financeiros, promover a consistência global na aplicação de normas de auditoria a entidades menos complexas e, desse modo, reduzir o risco de divergência jurisdicional. A importância da nova norma reside na sua abordagem proporcional e personalizada às necessidades únicas de auditoria dessas entidades menores.

A ISA for LCE enfatiza que a natureza do negócio determina a sua aplicabilidade. Se as atividades empresariais, as estruturas organizacionais, as funções financeiras, a tecnologia e a estrutura contábil forem menos complexas, a norma poderá ser usada. Ademais, reconhece as necessidades distintas dos auditores que atuam em pequenas empresas, oferecendo orientação na forma de material explicativo essencial adaptado às suas necessidades.

A nova norma deverá entrar em vigor para auditorias de demonstrações contábeis de entidades menos complexas a partir de 15 de dezembro de 2025, com adoção antecipada permitida. No entanto, antes que a norma possa ser aplicada, cada jurisdição deve decidir se a adotará. À medida que as jurisdições consideram a sua adoção, a profissão contábil global antecipa ansiosamente o impacto positivo das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros para Entidades de Pequeno e Médio Porte (IFRS para PMEs) sobre as auditorias de empresas menores e menos complexas em todo o mundo.

Espera-se que a adoção da ISA for LCE eleve a qualidade das auditorias de entidades menos complexas. Isso se alinha com o objetivo mais amplo do Iaasb de incutir confiança nos mercados financeiros e entre os investidores, refletindo o impacto das IFRS para Pequenas e Médias Empresas (IFRS para PMEs).

Para mais informações, clique aqui.

Com informações da IFRS

Fonte: Comunicação CFC - Poliana Nunes