Presidentes do CRCSP, APC, Apejesp e Ibracon-5ª Seção Regional tomam posse na sede do Conselho

Publicado em 8/2/2024

Em uma sessão solene inédita, em que não faltaram a alegria e a emoção, a sede do CRCSP foi palco, no dia 8 de fevereiro de 2024, de uma posse comemorativa coletiva de presidentes. Mostrando a força da união das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, foram empossados o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), João Carlos Castilho Garcia; o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Alexandre Sanches Garcia; a presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Suely Gualano Bossa Serrati, e a presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer.

Após a cantora e compositora internacional Ariele Locatelli cantar o Hino Nacional Brasileiro, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Carlos Alberto Baptistão, falou em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo.

“Esta solenidade reflete a unidade e a colaboração que fazem parte das Entidades Contábeis”, disse Baptistão. “Representa a união, harmonia e convergência de opiniões que influenciam positivamente o cenário contábil. Parabenizo os presidentes empossados e desejo que a inovação e a excelência que as entidades levam para os profissionais da contabilidade direcionem também suas gestões”.

A vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, Edir Sales (PSD), também manifestou sua admiração pela Contabilidade representada pelos quatro presidentes empossados e disse que não existe nenhuma empresa que não precise dos serviços dos profissionais da contabilidade. A vereadora ofereceu aos presidentes Votos de Júbilo, aprovados pelos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo.

Em nome da International Federation of Accountants (Ifac), da qual é membro representante do Brasil, Francisco Antônio Maldonado Sant’Anna também lembrou a relevância da profissão “que se projeta nacional e internacionalmente, reiterando a importância da Contabilidade para a sociedade. Desejo muito sucesso aos novos presidentes”, finalizou.

Trabalho em equipe ganha campeonato

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior saudou os convidados dizendo que estava muito entusiasmo com o avanço das mulheres. “São duas presidentes, três vice-presidentes no Conselho Diretor do CRCSP e quatro vice-presidentes do CFC”. Ele enfatizou a importância do CRC de São Paulo, cidade mais importante da América Latina.

Aécio lembrou que a Contabilidade vive um momento importante, com a promulgação da Reforma Tributária, as normas contábeis de sustentabilidade e a necessidade de integração do Sistema CFC/CRCs. “Precisamos implantar ações que fortaleçam o sistema, com união e espírito de grupo, pois só o trabalho em equipe ganha campeonato”.

Presidentes das novas gestões

O novo presidente da APC, gestão 2024-2026, Alexandre Sanches Garcia, lembrou que a entidade foi criada em 1952, por meio de sugestão de Joaquim Monteiro de Carvalho, acatada por Francisco D’Áuria. “Em 2011”, lembrou Alexandre, “cinco brilhantes profissionais reinstalaram tal patrimônio, sendo presidido inicialmente por Irineu De Mula e depois pelo Domingos Orestes Chiomento, que nos proporcionaram continuar a exercitar nossos cérebros”.

Professor, o novo presidente da APC disse que “Academia é educação! A Academia Paulista de Contabilidade é onde exercitaremos o cérebro! O objetivo é evoluir nos conhecimentos e aperfeiçoar o dia a dia de nossa profissão! E precisa de disciplina, de dedicação, de atividades constantes para não atrofiar os músculos, ou melhor, o cérebro!”

“A responsabilidade é grande”, reafirmou Alexandre. “São mais de 150 mil profissionais no Estado de São Paulo registrados. São 175 instituições de ensino em São Paulo que ofertam cursos de graduação em contabilidade, com 70 mil alunos matriculados. Uma média de 11 mil se formam por ano. E 8 mil se inscrevem para o Exame de Suficiência em uma única edição, somente em São Paulo. Cérebros para exercitar é o que não faltam!”

Primeira mulher presidente da Apejesp

Primeira mulher a assumir a presidência da Apejesp, gestão 2024-2025, Suely Gualano Bossa Serrati, disse que “é uma honra presidir a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, da qual sou associada há mais de dez anos e atuei como conselheira desde 2016, entidade esta que tenho imensa admiração e respeito pela atuação exemplar na representação dos profissionais da área de Perícia do nosso estado”.

Suely também afirmou que “ser a primeira mulher a presidir a Apejesp nestes 66 anos de história é algo que muito me orgulha. Agradeço a oportunidade e aceito o desafio de manter a Associação cada vez mais atuante”.

Por fim, a nova presidente da Apejesp agradeceu “as entidades de classe pela parceria na realização de atividades e na promoção do conhecimento e reafirmo o compromisso da Apejesp com o desenvolvimento contínuo da atividade pericial em todos os campos de atuação. Parabenizo meus amigos João Carlos Castilho, Viviene Bauer e Alexandre Garcia e faço votos de que suas gestões tenham muito sucesso e que continuem a contribuir para o progresso da Contabilidade, da Auditoria, da Perícia e da área acadêmica”.

A presidente do Ibracon-5ª Seção Regional, gestão 2024-2026, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, lembrou que “em 2024, a 5ª Seção Regional completará 52 anos. Nesse período, tem dado inestimável contribuição à causa de desenvolvimento da auditoria independente e atuado de modo destacado no contexto do ecossistema nacional do Ibracon”.

Viviene disse que “a 5ª seção, que congrega número muito expressivo de profissionais da contabilidade, representando os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tem atuação relevante no apoio à profissão. Neste momento em que iniciamos um novo mandato, faço questão de reiterar nosso compromisso com os propósitos do Ibracon de promover o permanente avanço da auditoria independente e seu reconhecimento e valorização pela sociedade”.

Ele encerrou afirmando que quer “continuar a fortalecer as bandeiras da auditoria independente, que expressam o significado da inclusão, equidade e diversidade, o exercício de nossas atividades com foco nas pessoas, a relevância do conhecimento e da educação continuada, o bom uso da tecnologia e a capacidade de nossa profissão de contribuir para as transformações positivas da sociedade.

CRCSP para todos: valorização, transparência e comprometimento

O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, gestão 2024-2025, ao se dirigir aos convidados falou que da ”honra de receber todos vocês na sede do nosso Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo para esta solenidade”.

Ele disse que sua gestão priorizará o aspecto técnico da Contabilidade e, para isso, estão sendo criadas oito comissões que abrangerão os variados nichos contábeis. O presidente do CRCSP disse também que sua gestão será marcada pela abertura da sede do CRCSP aos 154 mil profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo. “Para cumprir nossas metas”, disse Castilho, “vamos colocar em prática o lema da gestão 2024-2025: CRCSP para todos: valorização, transparência e comprometimento”.