Internacional: Iesba abre consulta pública para o Código de Ética

Publicado em 15/2/2024

International Ethics Standards Board for Accountants® (Iesba) publicou, no dia 29 de janeiro, duas Minutas de Exposição (ED, na sigla em inglês) do Código de Ética que refletem a realidade em informar e assegurar a sustentabilidade da informação.

O material, colocado à disposição pelo Iesba para consulta pública, contém a ED sobre as “Normas Internacionais de Ética para o Asseguração da Sustentabilidade”, que incluem revisões ao código existente, relacionado com os relatórios de sustentabilidade; e a ED intitulada “Utilizando o trabalho de um Especialista Externo”.

Essas normas de ética propostas (incluída a independência) são especialmente relevantes num contexto em que a informação sobre sustentabilidade é cada vez mais importante para os mercados de capitais, para os consumidores, para as corporações e os seus empregados, para os governos e a sociedade e em geral, bem quando novos provedores fora da profissão contábil desempenham um papel de destaque na asseguração da sustentabilidade.

O Iesba encoraja todos a participar dessa discussão, enviando comentários para o ED “Utilizando o trabalho de um Especialista Externo”, até o dia 30 de abril de 2024. O prazo para o ED " Normas Internacionais de Ética para a Asseguração da Sustentabilidade” encerra-se no dia 10 de maio de 2024.

Ademais, a entidade organizará uma série de seminários, via web, nos quais os membros do board e a sua equipe explicarão as principais propostas contidas nos EDs. As informações mais detalhadas sobre esses seminários serão divulgadas posteriormente.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Comunicação CFC - Simone Kuperchmit