CRCSP promove Circuito Contábil do Terceiro Setor

Publicado em 19/2/2024

Ocorreu, em 19 de fevereiro, o Circuito Contábil do Terceiro Setor, evento realizado em formato híbrido, presencialmente na sede do CRCSP, com transmissão online no canal do Conselho no Youtube.

O primeiro painel, “Roteiro de Encerramento do Período”, foi apresentado pelo auditor Allan de Aquino Pereira de Lima, com mediação do conselheiro do CRCSP José Augusto Picão.

O mestre em Ciências Contábeis e doutor em Educação Fernando César Rinaldi ministrou o segundo painel, “Demonstrações Contábeis Obrigatórias”, mediado pelo conselheiro Hamilton Ubirajara Meneghel.

Terceiro e último painel do dia, o tema “Conteúdo das Notas Explicativas e do Parecer do Auditor Independente” foi ministrado pelo diretor Secretário da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Jair Gomes de Araújo, com o conselheiro do CRCSP Luiz Cláudio da Costa como mediador.

As palestras foram dirigidas a profissionais contábeis e gestores e enfatizaram os procedimentos para a prestação de contas das entidades sem fins lucrativos, a importância do cumprimento dos prazos e sobre o papel dos profissionais da contabilidade na divulgação da possibilidade da destinação solidária de parte do Imposto de Renda aos Fundos da Criança e do Adolescente e os do Direito da Pessoa Idosa. A destinação pode ser feita diretamente na declaração, até 31 de maio, sem qualquer ônus para quem a faz.