Internacional: IAF e Iesba unem forças para apoiar o crescimento do mercado de informações de sustentabilidade

Publicado em 27/2/2024

International Accreditation Forum (IAF) e o International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) anunciaram uma parceria estratégica para a promoção do uso de uma estrutura comum de padrões de conduta ética para sustentar a confiança na asseguração de informações de sustentabilidade.

Após um extenso engajamento nos últimos seis meses, o IAF e o Iesba alinharam os objetivos comuns para apoiar o crescimento de divulgações de sustentabilidade corporativa transparentes, relevantes e confiáveis. O fundamental da parceria é a estipulação do IAF aos organismos nacionais de acreditação em todo o mundo de que as Normas Internacionais de Ética para Asseguração de Sustentabilidade, propostos pelo Iesba, entre essas as Normas Internacionais de Independência (Iessa, na sigla em inglês), devem ser usadas ao credenciar e autorizar organismos de avaliação da conformidade a realizar trabalhos de asseguração sobre divulgações de sustentabilidade corporativa. O Iesba publicou recentemente a consulta pública sobre a proposta da Iessa e normas relacionadas, e espera-se que finalize as normas até o final deste ano.

Entre os principais pontos do acordo, tanto o IAF quanto o Iesba:

– Reconhecem a importância de ter uma linha de base global de normas de ética, incluindo independência, consistentemente aplicadas a todos os prestadores de serviços de asseguração sobre divulgações de sustentabilidade corporativa, sejam firmas de auditoria, órgãos de avaliação da conformidade ou outros.

– Concordam com a importância de estabelecer conexões entre as duas organizações e promover o uso consistente de uma estrutura global de normas éticas para a asseguração da sustentabilidade.

– Colaborarão para determinar como incorporar a Iessa como parte das atividades de verificação acreditadas dos programas em conformidade com a ISO/IEC 17029 à medida que se aplicam à asseguração de informações de sustentabilidade.

– Compartilharão percepções e perspectivas estratégicas sobre seus respectivos trabalhos no que se refere à asseguração de divulgações de sustentabilidade corporativa.

– Explorarão a colaboração com relação às atividades de treinamento para organismos de acreditação e organismos de avaliação da conformidade em relação a Iessa proposta.

As divulgações de sustentabilidade corporativa fornecem às partes interessadas informações vitais sobre as práticas de sustentabilidade de uma empresa. Além da conformidade com regulações e normas em evolução, as divulgações de sustentabilidade oferecem às empresas uma vantagem competitiva, e atraem investidores socialmente conscientes, de modo a aumentar a fidelidade à marca e promover a resiliência diante de riscos ambientais e sociais. A asseguração dessas divulgações desempenha um papel fundamental para garantir a confiança nos relatórios, especialmente dada à subjetividade, à perspectividade e à imaturidade das informações subjacentes às divulgações.

“Divulgações confiáveis de sustentabilidade são vitais para demonstrar o compromisso de uma empresa com as práticas de sustentabilidade”, disse Emanuele Riva, presidente do IAF. “Por meio dessa parceria, nós nos esforçamos para promover a confiança nos relatórios de sustentabilidade em todo o mundo”, finalizou.

Gabriela Figueiredo Dias, presidente do Iesba, disse que “Uma estrutura ética global, desenvolvida pelo Iesba, sob supervisão pública e adotada pelo IAF, estimulará o crescimento na oferta de profissionais de asseguração de sustentabilidade para atender à crescente demanda do mercado por informações de sustentabilidade. Estou orgulhosa pelo fato de o Iesba e o IAF embarcarem juntos nesta parceria, que é, sem dúvida, de interesse público! ”, completou.

Com informações da comunicação do Ibracon e do site do Iesba

Fonte: Comunicação CFC - Simone Kuperchmit