Internacional: Iesba divulga resumo sobre as proibições do Código Internacional de Ética para Contadores

Publicado em 19/3/2024

A equipe do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) divulgou, nesta segunda-feira (18), um resumo de alto padrão acerca das proibições do Código Internacional de Ética para Contadores, incluindo as Normas Internacionais de Independência, especialmente em relação à independência para auditorias de entidades de interesse público (PIEs, na sigla em inglês).

O resumo foi elaborado para destacar serviços de não asseguração, relacionamentos, interesses ou circunstâncias que são proibidos para auditorias de PIEs. Ele será uma referência útil para órgãos reguladores e de supervisão de auditoria, firmas de auditoria e profissionais de auditoria individuais, para a comunidade de governança corporativa, investidores, preparadores e órgãos ou instituições educacionais.

O resumo não substitui o Código. Foram fornecidas referências em notas de rodapé às disposições relevantes do documento, para ajudar a compreender melhor as proibições.

Sobre o Iesba

O Iesba é um conselho independente de definição de normas internacionais. Sua missão é atender ao interesse público, estabelecendo normas de ética como base para o comportamento ético nos negócios e nas organizações, e para a confiança do público nas informações financeiras e não financeiras, que são fundamentais para o funcionamento adequado e a sustentabilidade das organizações, dos mercados financeiros e das economias em todo o mundo.

Com informações do Iesba

Fonte: Comunicação CFC - Poliana Nunes