Com exposição, palestras e homenagens, Universo Contábil com Elas na sede do CRCSP encerra programação especial do mês da mulher com muita interação

Publicado em 26/3/2024

Em 26 de março de 2024, ocorreu na sede do CRCSP uma edição especial do Universo Contábil com Elas, que percorreu o interior do estado de São Paulo e que encerra na capital paulista a programação especial do mês da mulher. Com palestras técnicas e atividades interativas, o evento contou também com a inauguração da exposição “Arte em Flor – Inspiração da Natureza”, da artista Guiomar de Souza, homenagens e muita interação e conhecimento.

Organizado pela Comissão CRCSP Mulher, o Universo Contábil com Elas destaca a excelência feminina no mercado, com a presença de palestrantes mulheres na programação, e contou com uma edição online, no canal do CRCSP no Youtube, e palestras presenciais, realizadas em Campinas, São José do Rio Preto, Praia Grande, Araçatuba e São Paulo.

A coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Rosângela Maria da Costa Menezes, e a vice-coordenadora, Lilian Ricci Ghizzi, realizaram a abertura do evento e convidaram a integrante da Comissão de Ações Sociais e Culturais Vera Lúcia Vada e o colaborador da Comissão e curador da exposição, Emanuel von Lauenstein Massarani, para fazer a abertura da nova mostra de arte na sede do CRCSP.

A nova exposição no Espaço Cultural José Joaquim Boarin homenageia a artista Guiomar Rodrigues de Souza, nascida em 1918, em São Paulo, e falecida em 1970. A mostra é uma realização da Comissão de Ações Sociais e Culturais, com apoio do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). A visitação pode ser feita até 26 de abril, na galeria de arte virtual do portal do CRCSPe no Espaço Cultural José Joaquim Boarin, localizado na sede do CRCSP, na Rua Rosa e Silva, 60, Higienópolis, São Paulo/SP. A visitação presencial pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Após a estreia da exposição “Arte em Flor – Inspiração da Natureza”, foi exibido um áudio com uma mensagem da vice-presidente de Registro do CRCSP na gestão 2008-2009, Celina Coutinho, que falou um pouco sobre a história das exposições de arte na sede do CRCSP e da atuação da Comissão CRCSP Mulher ao longo dos anos na promoção da equidade de gênero e valorização da mulher na sociedade.

A seguir, a Comissão CRCSP Mulher prestou uma homenagem às mulheres que já integraram o Conselho Diretor do CRCSP. A coordenadora Rosângela Costa e a vice-coordenadora Lilian Ghizzi entregaram diplomas de mérito à presidente do CRCSP na gestão 1994, Célia Regina de Castro, às vice-presidentes de Registro do CRCSP Neusa Prone Teixeira da Silva (gestão 2016-2017), Cibele Pereira Costa (2018-2019), Daisy Christine Hette Eastwood (2022-2023) e às vice-presidentes da gestão 2024-2025 do CRCSP Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva (Administração e Finanças), Flávia Augusto (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Eliane Maia (Registro). Também foram destacadas na homenagem a presidente da gestão 2018-2019, Marcia Ruiz Alcazar, e a vice-presidente de Registro da gestão 2008-2009, Celina Coutinho, que não puderam comparecer à homenagem.

A vice-presidente de Registro, Eliane Maia, também prestou uma homenagem a três mulheres com mais tempo de registro no CRCSP sem ocorrência de faltas éticas ou disciplinares em seu histórico. As homenageadas foram as profissionais da contabilidade Eloisa Helena de Oliveira Ferreira, Nara Maria Amarante Batista e Sonia Maria Zunhiga Jeronimo, que receberam diplomas de mérito como reconhecimento aos anos dedicados ao exercício da profissão contábil.

Após as homenagens, teve início a programação técnica do evento, com as palestras “Se Faz Sentir, Faz Sentido”, com a gestora do Movimento Sebrae Delas no Estado de São Paulo, Ana Flávia Silva Moura, e “Papel e Responsabilidades da Receita Federal no Processamento das Declarações do Imposto de Renda x Contribuintes”, com o subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal do Brasil (RFB) Mário José Dehon São Thiago Santiago.

O Universo Contábil com Elas na sede do CRCSP contou com a presença do presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon.

E para encerrar o Universo Contábil com Elas na sede do CRCSP, foram realizados sorteios e um happy hour com muita música e interação, promovidos pelos patrocinadores do evento.