Espaço Cultural CRCSP reinicia suas atividades com a mostra “Concretismo e Limpidez Cromática”

Publicado em 9/2/2017

A primeira exposição de arte de 2017 no CRCSP, a mostra “Concretismo e Limpidez Cromática”, do artista Paulo Dud, foi inaugurada em 9 de fevereiro de 2017, no Espaço Cultural CRCSP. O artista participou da estreia, que contou com a presença de admiradores da arte, profissionais da contabilidade e representantes da classe contábil.

A exploração do espaço e elementos em perspectiva são constantes nas obras de Paulo Dud. Os quadros em exposição no CRCSP trabalham muito com a visão do espectador, com formas matematicamente calculadas e contrastes que criam ilusões de ótica e efeitos visuais diversos.

A abertura da exposição foi realizada pelo coordenador da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, que apresentou o artista e deu as boas-vindas ao público. Paulo Dud agradeceu a presença de todos e falou um pouco sobre sua trajetória.

Prestigiaram a inauguração da exposição o presidente e a diretora cultural do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato e Celina Coutinho. O vice-coordenador da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural, João Edison Deméo, e os membros Oswaldo Pereira e Yae Okada também estavam presentes.

Razão e emoção

Paulo Dud começou a pintar ainda na adolescência. Formou-se em produção visual gráfica e dedicou-se ao estudo do desenho e da influência de escolas de arte como o neoconstrutivismo, Bauhaus e geometria abstrata.

“Foi o Luiz Sacilotto (artista precursor da optical art no Brasil) que indicou que eu fosse por esse caminho, há uns 30 anos, mais ou menos. Desde então, tenho pesquisado trabalhos como o de Escher e Victor Vasarely”, revelou Dud, “este é um assunto muito vasto, que permite explorar bastante”.

“Meus quadros são feitos para que cada um possa interpretar à sua maneira. Eu busco integrar neles a precisão das formas geométricas com a subjetividade do espectador, unindo a razão e a emoção de quem observa”, destacou o artista.

Serviço

As exposições culturais na sede do CRCSP são realizadas pela Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural, em parceria com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). O evento é beneficente e, na noite de estreia, são arrecadados alimentos não perecíveis para entidades assistenciais.

A mostra “Concretismo e Limpidez Cromática” permanece no Espaço Cultural CRCSP até 3 de março de 2017 e pode ser conferida gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.