Para proteger as crianças e adolescentes, conscientizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, é realizada este mês a campanha Maio Laranja. O CRCSP é uma das entidades apoiadoras da campanha, que visa alertar e informar pais, amigos, professores e toda a sociedade sobre como prevenir, identificar e combater o abuso, assédio e qualquer forma de exploração contra menores de idade.
A campanha foi lançada para ampliar as ações de conscientização sobre o tema que ocorrem em 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil pela Lei n.º 9.970/2020.
Os dados sobre abuso sexual de menores no Brasil são alarmantes. Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apontam que, em 2023, o canal de Disque 100 registrou 39.357 denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas organizações da sociedade civil estimam que os casos girem em torno de 500 mil ocorrências por ano, mas que sejam subnotificados por falta de denúncia.
A informação e o diálogo são as melhores formas de prevenir que o assédio e o abuso sexual ocorram e de levar os autores deste tipo de violência à Justiça. Caso haja indícios de que alguém seja vítima de uma violência sexual, entre em contato com o canal de denúncias Disque 100, mantido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, no qual será oferecido apoio e orientação às vítimas e pessoas próximas e informações sobre como realizar a denúncia à delegacia de polícia, conselho tutelar ou ministério público.
Há também outro tipo de assédio e violência sexual, que são as cometidas em meio online. Para estes, é possível fazer a denúncia à central Safernet e à Polícia Federal, através do e-mail crime.internet@dpf.gov.br.
A prevenção e combate ao abuso e exploração sexual é uma responsabilidade de todos nós, em todos os dias do ano.
Mais informações sobre o tema, você pode encontrar na página da campanha Maio Laranja.
#CRCSPparaTodos