Conselheiro do CRCSP participa de reunião entre ministro de Ciência e Tecnologia e representantes do Terceiro Setor

Publicado em 13/2/2017

Diretores e coordenadores do Fórum Nacional de Instituições Filantrópicas (Fonif) reuniram-se com o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Gilberto Kassab, em 13 de fevereiro de 2017, no diretório do PSD em São Paulo.

O conselheiro do CRCSP e coordenador nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Marcelo Roberto Monello, fez parte da comitiva, que foi pleitear apoio na defesa da imunidade tributária para as instituições sem fins lucrativos.

O Fonif congrega representantes de entidades sem fins lucrativos, que unem esforços para reivindicar interesses do setor. Além do conselheiro Marcelo Monello, representaram o Fórum a presidente da Associação Paulista de Fundações (APF), Dora Silvia Cunha Bueno, o diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, o vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Euler Pereira Bahia, a representante da Associação Santa Marcelina (ASM), Liliane Pellegrini, e o diretor jurídico do Fonif, Thiago Ferreira Cabral.

Também participaram do encontro a ex-vice-prefeita de São Paulo e coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, e a integrante do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) Priscilla Bonini Ribeiro.

Retorno à sociedade

Os representantes do Fonif ressaltaram a importância das entidades do Terceiro Setor e o retorno que elas trazem para a sociedade. “A retirada das isenções fiscais inviabilizaria o funcionamento das entidades filantrópicas, que já operam com um orçamento limitado”, destacou Monello.

“A cada real aplicado no setor de filantropia, há um retorno de 5,92 vezes o valor investido, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social”, destacou Liliane Pellegrini, que também é diretora de comunicação do Fórum.

“Este é um tema muito sensível, porque a população seria a maior prejudicada caso estas entidades tivessem seu funcionamento comprometido”, afirmou Kassab, que manifestou seu apoio às necessidades das instituições filantrópicas.

O conselheiro do CRCSP também aproveitou a oportunidade para entregar ao ministro um exemplar do livro Casa do Profissional da Contabilidade – Os 70 Anos do CRCSPe um ofício do presidente do Conselho, Gildo Freire de Araújo, convidando-o a participar da 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon), que será realizada entre os dias 9 e 11 de outubro de 2017, em São Paulo.