Comissão do Sicap reúne-se em São Paulo

Publicado em 15/2/2017

A comissão constituída para apresentar proposta de atualização e modernização do Sistema de Cadastro de Prestação de Contas (Sicap) se reuniu em 10 de fevereiro de 2017 na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

O assunto de destaque na pauta foi a criação de um workshop a ser realizado em abril ou maio em São Paulo, para apresentar o trabalho desenvolvido pelos integrantes da comissão. “Na reunião, definimos que será realizado um workshop para apresentar e validar o trabalho que está sendo desenvolvido com o Sicap, as entidades envolvidas e com o Ministério Público”, afirma Gardênia.

O Sicap é um instrumento de coleta de dados e informações, utilizado por diversos Ministérios Públicos estaduais, no velamento das fundações, conforme dispositivo legal previsto no Art. 66 do Código Civil brasileiro. O sistema tem por objetivo o provimento de dados para a elaboração de estudos e estatísticas e a disponibilização de informações econômico-sociais das instituições sem fins lucrativos.

O subgrupo responsável pelo plano, que constará no novo Sistema, reuniu-se na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), no dia 9 de fevereiro. Segundo Gardênia, “o trabalho realizado por esse subgrupo contribui fundamentalmente para que o sistema retrate o perfil de gestão das fundações”.

Ainda, segundo Gardênia, o Sicap é importante para as entidades do Terceiro Setor porque visa ao aperfeiçoamento de um sistema com o objetivo de tornar a prestação de contas de fundações mais eficientes, dinâmicas, interativas e em um modelo tecnológico atual. “O principal objetivo do sistema é que o acompanhamento nas fundações contribua, principalmente, com o desenvolvimento social do país”, diz a coordenadora.

Participaram da reunião Gardênia Maria Braga de Carvalho (coordenadora da comissão), José Eduardo Sabo Paes, Marcelo Henrique dos Santos, Airton Grazzioli, José Antonio de França, Luiz Mateus Grimm,  Eduardo Marcondes Filinto da Silva, Leonardo de Freitas Mol, Dionizio Ramos, o conselheiro do CRCSP Marcelo Roberto Monello e o diretor de tecnologia e infraestrutura do CRCSP Domingos Sávio Mota.

Fonte: Comunicação CFC – Fabrício Santos.