Com homenagens a profissionais com mais tempo de registro e aos recém-registrados no Conselho, solenidade de entrega de carteiras do CRCSP tem participação do presidente do CFC e de representantes das entidades contábeis

Publicado em 6/6/2024

Em uma noite emocionante e com presenças ilustres, profissionais recém-registrados e os que estão há mais tempo na carreira participaram, em 6 de junho de 2024, da solenidade de entrega de carteiras, realizada no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do CRCSP. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, o vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, e os presidentes e representantes das entidades contábeis participaram da solenidade.

Com a presença de familiares e amigos, 18 profissionais com mais tempo de registro no Conselho foram homenageados na solenidade e 83 novos profissionais receberam das personalidades presentes as boas-vindas à Contabilidade.

O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, abriu a solenidade e falou aos novos colegas de profissão sobre as oportunidades da área contábil: “Esta é uma área diversificada, com um leque de opções muito grande para vocês atuarem. Vocês entraram na melhor profissão do mundo e eu estou muito feliz de vocês estarem conosco nesta jornada”.

O presidente do CFC, Aécio Prado, discorreu sobre a importância de estarem habituados à tecnologia e de desenvolverem as soft skills, como a capacidade de liderança e de comunicação. “Poucas profissões têm a capacidade de entender de gestão como a nossa, então temos que nos posicionar e ter a consciência que as habilidades comportamentais fazem a diferença e nos encaminham para o sucesso”, aconselhou Aécio.

Nova exposição de arte

Durante a abertura da solenidade, a vice-presidente de Registro do CRCSP, Eliane Maia, inaugurou a nova exposição de arte na sede do CRCSP, a mostra “O Imaginário Surpreendente”, da artista plástica Ida Zami. A exposição, organizada com o apoio da Comissão de Ações Sociais e Culturais do Conselho e do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), pode ser conferida gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Espaço Cultural Professor José Joaquim Boarin e na galeria de arte virtual do CRCSP.

Homenagens

Durante a solenidade, foi prestado um justo reconhecimento a profissionais com mais tempo de registro, sem ocorrências éticas e disciplinares em seu histórico. O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, e a vice-presidente de Registro, Eliane Maia, fizeram a entrega de diplomas de mérito aos 18 homenageados, como reconhecimento por suas contribuições para a profissão contábil.

Foram homenageados os profissionais Antônio Venâncio, Atílio Boscari, Domingos Orestes Chiomento, José Francimar Ramos, Koe Endo, Murilo Monteiro da Silva, Nadir Romanelli, Osvaldo Olegati, Oswaldo Oshida, Roberto Ricciardi, Rubens Queiroz, Takanobu Matsunaga, Takeo Sakakura, Ulysses Albuquerque Galletti, Vicente Coltro, Waldir Storino, Wilmar Martinez e Wilson de Moraes Maiello.

O presidente do CRCSP na gestão 2010-2011 e acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, agradeceu em nome dos homenageados o reconhecimento prestado pelo CRCSP àqueles que participaram da construção da história da Contabilidade paulista.

Entrega das carteiras

O paraninfo da solenidade foi o CEO da Deloitte Brasil, Marcelo Magalhães Fernandes, que falou brevemente sobre sua história na Contabilidade e deu orientações importantes aos profissionais que receberiam suas carteiras, entre elas a necessidade de atuar com ética e dedicação. “A profissão tem condições de dar coisas maravilhosas a todos nós, mas é um trabalho construído no dia a dia. Não é algo fácil e exige a busca constante pelo conhecimento, mas se trilharmos o caminho certo, chegaremos ao lugar almejado nas nossas carreiras”, pontuou o CEO.

Após as palavras do paraninfo, os profissionais prestaram o Juramento do Profissional da Contabilidade, cuja leitura foi realizada pelo contador que recebeu sua carteira de identidade profissional na solenidade, Cassiano Cicotosti Castilho Garcia, filho do presidente do CRCSP.

A seguir ocorreu a entrega das carteiras. Realizaram a entrega o presidente do CRCSP, João Carlos; as vice-presidentes do CRCSP de Fiscalização, Ética e Disciplina, Flávia Augusto, e de Registro, Eliane Maia; os presidentes da Fecontesp, José Heleno Mariano, do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, da Apejesp, Suely Gualano Bossa Serrati, e da Academia Paulista de Contabilidade, Alexandre Sanches Garcia; o vice-presidente Administrativo do Sescon-SP, Benedicto David Filho; o diretor da Aescon-SP, Valdeir Ferreira de Resende, o diretor do Ibracon – 5ª Seção Regional, Nabil Ahmad Mourad, e os conselheiros do CRCSP Caio Martins dos Santos, Denise Monteiro, Leunam Batista da Silva, Lilian Ricci Ghizzi, Marcelo Viaro Berloffa, Robson Jorge de Viveiros Finholdt, Teresinha da Silva e Vera Lúcia Vada.

Também estavam presentes o diretor Técnico do Ibracon, Rogério Lopes Mota, o vice-presidente de Administração da Anefac, Márcio José Silva, a diretora de Educação Profissional Continuada do Sindcont-SP, Ana Maria Costa, o vice-diretor da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais em São Paulo, Claudio Saad, os diretores do Conselho Claudio Rafael Bifi (Executivo) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo), os conselheiros do CRCSP Ana Maria Galloro Laporta, José Aparecido Maion e Patrícia Barbosa da Silva, que também renovou sua carteira e recebeu o novo documento. A coordenadora de Fiscalização do CRCSP Elaine Constantino Santos também fez a renovação do documento na solenidade.

Ao final da solenidade, representantes da IOB, Sindcont-SP, Sescon-SP, Apejesp, Academia Paulista de Contabilidade e Ibracon – 5ª Seção Regional realizaram o sorteio de brindes aos novos contadores.

CONFIRA AQUI A GALERIA DE FOTOS DA SOLENIDADE