CFC presta homenagem à vereadora Edir Sales na sessão plenária do CRCSP

Publicado em 7/6/2024

Em 7 de junho de 2024, ocorreu a sessão plenária dos conselheiros do CRCSP. Realizada no teatro Professor Hilário Franco, na sede do Conselho, a reunião regimental foi marcada por uma homenagem prestada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) à vereadora da cidade de São Paulo Edir Sales (PSD) e a presença de personalidades da profissão contábil.

O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, deu início à sessão destacando a importância da homenagem prestada pelo CFC e a satisfação de a iniciativa ocorrer na sede do Conselho paulista. “Esta é uma merecida homenagem a Edir, uma parlamentar que sempre apoiou a profissão contábil e que temos a honra de conhecê-la há muitos anos”, declarou João Carlos.

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, destacou a seguir que a homenagem à Edir Sales se deve à sua incansável atuação em prol da classe contábil. “A vereadora entende o quanto a Contabilidade é essencial e pode contribuir para o desenvolvimento dos municípios, dos negócios e de toda a sociedade. Por isto as portas de seu gabinete sempre estiveram abertas às demandas dos profissionais da contabilidade”, elogiou o presidente.

Proponente da homenagem, o vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, revelou que a ideia surgiu em sua participação na solenidade da Câmara Municipal de São Paulo em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, ocorrida em 11 de abril de 2024.

“Quando a vereadora assumiu seu lugar à mesa, e foi anunciado que era o décimo segundo ano que a vereadora homenageava os profissionais da contabilidade, eu liguei para o presidente Aécio e sugeri que a homenageássemos, ideia prontamente acolhida por ele”, afirmou Joaquim Bezerra.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon, falou em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo e parabenizou o CFC “pela brilhante iniciativa de prestar esta merecida deferência à vereadora, um reconhecimento público ao seu trabalho, empenho e dedicação à classe contábil”, pontuou Tonon, que lembrou ainda o apoio da vereadora à Caminhada dos Contabilistas, evento que será realizado pelo Sindcont-SP em 15 de setembro de 2024.

Os vice-presidentes do CRCSP Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva (Administração e Finanças), Flávia Augusto (Fiscalização, Ética e Disciplina), Wander Pinto (Desenvolvimento Profissional) e Eliane Maia (Registro) também elogiaram a destacada atuação da vereadora e seu exemplo de liderança feminina, ética e compromisso com a profissão contábil.

A seguir, o presidente Aécio Prado, acompanhado pelo vice-presidente Joaquim Bezerra e pelo presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, entregou a Edir Sales uma placa comemorativa, como reconhecimento aos anos de atuação pela profissão contábil. Emocionada, Edir Sales agradeceu a honraria e a presença de tantos representantes das entidades contábeis. “A presença de todos é um reconhecimento ao nosso trabalho. Continuaremos unidos para realizarmos cada vez mais pela profissão”, declarou a homenageada.

Também prestigiaram a homenagem os presidentes da Fecontesp, José Heleno Mariano, do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, da Apejesp, Suely Gualano Bossa Serrati, do Ibracon – 5ª Seção Regional, Viviene Bauer, da Academia Paulista de Contabilidade, Alexandre Sanches Garcia, do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, da Jucesp, Marcio Massao Shimomoto, e da Federação Brasileira de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam), Paschoal Rizzi Naddeo, o conselheiro do CFC Valmir Leôncio, o vice-presidente do Sindcont-SP, José Roberto Soares dos Anjos, o vice-presidente Administrativo do Sescon-SP, Benedicto David Filho, a vice-diretora de Educação Profissional Continuada do Sindcont-SP, Ana Maria Costa, o diretor Financeiro da Aescon-SP, Júlio Linuesa Perez, os ex-presidentes do CRCSP Sergio Prado de Melo (gestão 2008-2009), Domingos Orestes Chiomento (2010-2011), Gildo Freire de Araújo (2016-2017) e José Aparecido Maion (2022-2023) e o presidente do Conselho Deliberativo da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos.

Reunião regimental

Após a homenagem, a plenária prosseguiu com a pauta regimental, com a aprovação das atas elaboradas pelos conselheiros nas reuniões de Câmaras e a apresentação das atas elaboradas pelas Comissões.

O aprimoramento de processos internos e na seleção de representantes do CRCSP no interior do Estado e a elaboração de estudos pelas Comissões de Normas Técnicas, com contribuições a serem enviadas nos processos de audiência pública foram alguns dos temas tratados na plenária, que contou ainda com a apresentação de metas e resultados pelas vice-presidentes de Administração e Finanças, de Fiscalização, Ética e Disciplina e de Registro.

Ao final da plenária, o presidente João Carlos agradeceu a dedicação de todos. “Este foi um mês de muitas atividades, no qual tivemos que conciliar nossas obrigações familiares e de trabalho com uma demanda alta aqui no CRCSP. Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido”, elogiou o presidente.