São José dos Campos recebe nota máxima da STN pela qualidade da informação contábil e fiscal

Publicado em 25/6/2024

Conselheira e representante do CRCSP em São José dos Campos participaram da coletiva de imprensa da Prefeitura sobre a avaliação recebida

A cidade de São José dos Campos foi avaliada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com a nota máxima pela qualidade das informações contábeis e fiscais do exercício de 2023. A Prefeitura municipal realizou, em 25 de junho de 2024, uma coletiva de imprensa no auditório da administração municipal para apresentar o resultado. A conselheira do CRCSP Teresinha da Silva e a representante do Conselho em São José dos Campos, Vera Lucia dos Santos, representaram o Conselho.

Anualmente, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) avalia as prestações de contas dos entes públicos enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e premia aqueles que melhor atendem aos critérios de qualidade e consistência dos dados.

O ranking referente ao exercício 2023 foi divulgado em 17 de junho de 2024 e a Prefeitura de São José dos Campos ficou na 38ª colocação entre os 645 municípios paulistas e no 2º lugar entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, atrás apenas de Ribeirão Preto. A nota A, recebida por São José dos Campos, exige que o ente da Federação atenda a 95% dos 160 itens analisados pelo Tesouro Nacional no envio de informações contábeis e fiscais pelo Siconfi.

O prefeito Anderson Farias (PSD), o presidente da Câmara Municipal, Roberto do Eleven (PSD), e o secretário de Gestão Administrativa e Finanças, Odilson Gomes Braz Júnior, explicaram as ações que contribuíram para a avaliação e prestaram um reconhecimento aos profissionais da contabilidade da administração pública pela excelência na prestação de contas.