CRCSP participa do aniversário de 105 anos do Sindcont-SP

Publicado em 22/7/2024

No dia 19 de julho de 2024, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) completou os seus 105 anos de história, sendo prestigiado por lideranças da classe contábil do Estado de São Paulo e do país, que vieram honrar a primeira entidade associativa de São Paulo e a segunda do Brasil, visto que o Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro foi constituído um pouco antes. Na ocasião, foi outorgado o título Contabilista Emérito à contadora Celina Coutinho, que tornou a comemoração ainda mais significativa, na sede da entidade.

Na mesa solene estavam Claudinei Tonon, presidente do Sindcont-SP, ladeado pela contadora Celina Coutinho, homenageada da noite; Divanzir Chiminacio, presidente da Confederação Nacional das Profissionais Liberais (CNPL); Sebastian Yoshizato Soares, presidente da Diretoria Nacional do  Instituto de Auditores Independente do Brasil (Ibracon);   José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), representando o presidente da entidade, Aécio Prado Dantas Junior; José Heleno Mariano, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), representando os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; Dagoberto Silvério da Silva, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campinas (Sindicon Campinas), representado os presidentes dos Sindicatos de Contabilistas do Estado de São Paulo, e Cláudio Ferrer de Souza, superintendente da 8ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, representando os órgãos públicos do estado.

Também prestigiaram o evento João Carlos Castilho Garcia, presidente do Conselho Regional do Estado de São Paulo (CRCSP); Alexandre Sanches Garcia, presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC); Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, presidente do Instituto de Auditoria Independentes do Brasil-5ª Seção Regional (Ibracon); Suely Gualano Bossa Serrati, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Carla Álvares Chiomento, vice-presidente Financeira da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Aescon-SP),  em representação a Carlos Alberto Baptistão, presidente do Aescon-SP e do Sescon-SP; Márcio Massao Shimomoto, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp); Maria Anselma Coscrato dos Santos, do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT), o Contabilista Emérito de 2006, Miguel Silva, Sergio Prado de Mello, presidente do Sindcon-SP na gestão 1999-2001; os conselheiros do CRCSP, Ana Lúcia Corsino Picão e José Augusto Picão; vários presidentes e diretores dos Sindicatos de Contabilistas do  interior do estado e muitas outras personalidades da classe contábil.

Claudinei Tonon  abriu a solenidade afirmando que o Sindcon-SP completa 105 anos de atuação,  exercendo uma liderança incontestável em diversas frentes: no compartilhamento de conhecimentos; no incentivo à educação continuada; na interlocução com o Poder Legislativo e os órgãos públicos e ainda no conjunto das Entidades Congraçadas, onde ocupa uma posição aguerrida em defesa dos interesses da classe e da sociedade.

Os conceitos sobre a Casa do Saber Contábil elencados pelos presidente Claudinei Tonon foram confirmado pelas personalidades que se pronunciaram na sequência, como o presidente da Fecontesp, José Heleno Mariano; Geraldo Carlos Lima, presidente na gestão 2020-2022; Dagoberto Silvério da Silva, presidente do Sindicon Campinas; José Donizete Valentina, vice-presidente do CFC; Divanzir Chiminacio, presidente da CNPL, e Cláudio Ferrer de Souza, superintendente da Receita Federal de São Paulo.

Título Contabilista Emérito 2024

A contadora Celina Coutinho, foi recepcionada e aplaudida pela plateia, de pé, ao entrar no salão nobre do Sindcont-SP ao som da música “Naquela Mesa”, composta por Sérgio Bitencourt em homenagem a Jacó do Bandolim.

Celina estava acompanhada pelo diretor Financeiro do Sindcont-SP, Milton Medeiros de Souza, e pela vice-diretora de Educação Continuada, Ana Maria Costa, para receber o Título Contabilista Emérito 2024.

Sobre o título

O título Contabilista Emérito foi instituído pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, em 1969, para agraciar contabilistas que, por seu trabalho e dedicação, prestaram ou ainda prestam relevantes serviços ao Sindicato e à classe contábil. A escolha é feita por uma comissão montada pelo Sindcont-SP que, neste ano, foi composta por Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Denis de Mendonça, presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (CEDFC); Antônio Eugênio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo na gestão 2017-2019, e Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo na gestão 2014-2016.

Transpirando alegria e emoção, Celina Coutinho recebeu o título Contabilista Emérito, em pergaminho, bem como um distintivo em ouro, das mãos do presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, acompanhado do contador José de Souza, presidente da Fecontesp, na gestão 2013-2016, o qual falou em nome da homenageada.

Breve currículo da homenageada

Celina Coutinho é técnica em contabilidade, advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e acadêmica da Academia Paulista de Contabilidade, onde ocupa a cadeira de n.º 69, cujo patrono é o saudoso contador Sérgio Approbato Machado. Celina exerceu a profissão contábil como celetista em empresas do setor privado e, desde 1984, realiza um trabalho voluntário para a Associação Espírita Casa do Caminho Mandaqui, onde é responsável pelos relatórios gerenciais de prestação de contas.

Participou ativamente no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo em várias gestões, e no período de 2004/2005 coordenou a Comissão CRCSP Mulher. No período de 2008/2009, participou do Conselho Diretor do CRCSP, como vice-presidente de Registro. No Conselho Federal de Contabilidade, coordenou a Comissão Nacional da Mulher Contabilista, no período de 2006/2009 e, no período de 2011/2013, fez parte do Comitê Gestor da Comissão Nacional da Mulher Contabilista. Foi juíza contribuinte, no Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo (TIT), atuando na 10ª Câmara Julgadora, no período de 2006/2015 e participou no período de 2008/2015 da criação do Conselho de Defesa do Contribuinte (Codecon), que tem entre seus objetivos proteger o contribuinte contra o exercício abusivo do poder de fiscalizar.

Pronunciamentos

Em seu pronunciamento feito com um lindo sorriso e muita emoção, Celina Coutinho confessou que quando recebeu o comunicado da homenagem as recordações tomaram conta de sua memória, iniciando com o convite recebido do seu “irmão de coração” Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos para participar da diretoria do Sindcont-SP, na gestão de José Maria Giaretta, 1996-1998, quando iniciou como suplente, e na gestão de Sergio Prado de Mello, de 1999-2001, quando começou como diretora Vice-Secretária e terminou a gestão como diretora Secretária.

“Assim iniciei minha carreira na entidade me integrando a praticamente todas as gestões, sendo que na presidência de Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, 2005-2007, quando assumi a diretoria social, precisei me afastar para atender a um pedido de meu querido amigo Sergio Prado de Mello, que estava assumindo a presidência do CRCSP e me convidou para ser  sua vice-presidente de Registro, cumprindo uma promessa feita anos anteriores. Tive a honra de ser a primeira mulher a ocupar essa função no Conselho estadual. Assim, posso dizer que participei ativamente das diretorias na época áurea desta casa, quando só precisar criar e realizar, a parte financeira não era problema. Hoje quero tirar o chapéu para o presidente Claudinei Tonon, sua diretoria e aos Grupos de Estudos, que  não medem esforços para que desta Casa do Saber Contábil, berço de muitos profissionais bem-sucedidos, continue atuando brilhantemente por muitos e muitos anos, e ainda colocando fotos na galeria dos Contabilistas Eméritos, em reconhecimento ao trabalho daqueles que hão de vir”.

Celina encerrou as suas palavras, com uma frase do poeta Fernando Pessoa: “Se o futuro já é presente, na visão de quem sabe ver, convoco aqui eternamente, os que hão de ser.”

O presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon encerrou as comemorações com agradecimentos a todos pelas presenças e cumprimentos à Celina Coutinho – a mais legítima representante da mulher contabilista – pela conquista do Título Contabilista Emérito ao pronunciar as seguintes palavras:

“Instituído no mês de julho, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo tem como pedra representativa o rubi – que significa prosperidade, proteção, coragem e vitalidade. Sua cor vibrante e intensa simboliza a vida – por isso é tão valorizado. Em sua tradição e protagonismo, o Sindcont-SP é um verdadeiro rubi, pois representa prosperidade – para os seus associados e  para quem está em seu entorno; coragem – para enfrentar os obstáculos do dia a dia,  e vitalidade – características suas ao  atravessar as décadas, sempre atuante, vibrante e prestando os melhores serviços para valorizar a profissão e a vida”, disse Claudinei.

“Nessa trajetória de lutas, conquistas e vitórias, precisamos enaltecer a disposição de servir e o engajamento das diretorias anteriores, bem como dos presidentes do Sindcont-SP, vivos e in memoriam, que construíram, cada um ao seu tempo e época, o fenômeno Sindcont-SP, que há 105 anos tem gerado impactos significativos no setor, elevando os padrões e a confiança dos profissionais da contabilidade. Assim, parabéns ao nosso Sindicato. Parabéns a  todos que cooperaram para edificar essa linda  história de sucesso. Viva o Sindcont-SP !”

Fonte: Comunicação Sindcont-SP – Lenilde Plá Deleon.