Sistema CFC/CRCs discute impactos dos serviços de Contabilidade virtual, na sede do CRCSP

Publicado em 10/3/2017

Presidentes e vice-presidentes do Sistema CFC/CRCs reuniram-se na sede do CRCSP com representantes de empresas de softwares contábeis, em 10 de março de 2017, para discutir os impactos dos serviços de Contabilidade virtual na profissão contábil. O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, e o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina, participaram da reunião, que foi presidida pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega.

Luiz Fernando ressaltou a importância de acompanhar a evolução da profissão, visando sempre ao benefício da sociedade. “O trabalho da contabilidade virtual não pode ser realizado de forma prejudicial para os profissionais da contabilidade e para a sociedade. O intuito desta reunião é discutirmos os movimentos de evolução do mercado contábil realizado de forma virtual e seus impactos, desafios e reflexos na profissão”, informou o vice-presidente.

Gildo também apontou a necessidade de um regramento específico, que atenda às exigências da sociedade em razão das novas tecnologias. “É importante que exista um regramento alinhado com o CFC para que todos possam executar o seu trabalho de forma ética e responsável. Mas primeiro é necessário ouvir e considerar diferentes aspectos da situação, que é o que estamos fazendo”, declarou o presidente.

“O objetivo desta iniciativa é promover um debate sobre o uso da tecnologia na prestação de serviços contábeis. Este é um primeiro passo para darmos uma resposta consistente à sociedade e à classe contábil”, complementou o vice-presidente José Donizete Valentina.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Marcio Massao Shimomoto, participou da reunião e ressaltou o papel das entidades contábeis na defesa da profissão. “Assim como os profissionais e empresários devem seguir as normas contábeis, é importante que existam regras definidas também na modalidade de Contabilidade virtual”, declarou Shimomoto.

Também participaram da reunião os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade Rogério Marques Noé (CRCMG) e Marcello Alexandre Seemann (CRCSC), os vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina Gil Marques Mendes (CRCRJ), João Gelásio Weber (CRCPR) e Edvaldo Almeida dos Santos (CRCBA), o coordenador de Execução de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Ricardo da Silva Carvalho, o diretor de Políticas Estratégicas da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), João Aleixo Pereira, e os diretores do CRCSP Claudio Rafael Bifi (executivo) e Verônica Moreira Nunes (operacional).

Ao final do encontro, Luiz Fernando Nóbrega informou que poderão ser realizadas outras reuniões sobre o tema ao longo do ano. Ele avalia como positivos os resultados da reunião ocorrida no CRCSP: “Foi unânime o apoio dos presentes às ações de conscientização dos profissionais e à melhoria dos processos de fiscalização, para proteção da classe contábil e da sociedade”.