CEO do Conselho Internacional do Relato Integrado participa de seminário no CRCSP

Publicado em 15/3/2017

O Relato Integrado foi tema de um seminário realizado na sede do CRCSP, no dia 15 de março de 2017. Contando com a presença do CEO do International Integrated Reporting Council (IIRC – Conselho Internacional do Relato Integrado), Richard Howitt, o evento atraiu contadores, auditores, acadêmicos e outras pessoas interessadas em saber mais sobre essa nova forma de reportar.

“A contabilidade está sempre evoluindo e as mudanças nas práticas contábeis exigem esforço e participação dos profissionais da contabilidade. A adoção do Relato Integrado vem ao encontro da necessidade de maior transparência e traz mais confiança aos investidores”, declarou o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.

De acordo com a coordenadora geral da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado, Vânia Borgerth, “o Relato Integrado é um conceito revolucionário que conta a verdadeira história de uma empresa”. Segundo ela, é preciso que haja começo, meio e fim.

Vânia explicou o que é o Relato Integrado e destacou que sua adoção é uma tendência mundial. “Ele faz parte das agendas internacionais de eventos corporativos, de regulares e de standard setters”, ressaltou.

Para o painel sobre as experiências com a adoção do Relato Integrado compuseram a mesa: a chefe do gabinete da presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Camila Pantera; a head of South America, Networks & Outreach Principles for Responsible Investment (PRI), Tatiana Assali; a diretora de Imprensa, Sustentabilidade e Comunicação da BM&FBovespa, Sônia Favaretto; o head of políticas contábeis do Itaú, Rodrigo Moraes, e o professor na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Eduardo Flores.

Na sequência, a professora doutora Simone Letícia Raimundini Sanches fez uma apresentação sobre a dissertação de mestrado “Compreensão do Processo de Adoção e Elaboração do Relato Integrado sob a Perspectiva Sensemaking de Karl Weick”, defendida sob sua orientação pela mestre Evelise Slewinski, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá.

O CEO do IIRC, Richard Howitt, falou sobre o Relato Integrado sob um contexto global, destacando a relevância dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Segundo ele, essas economias vão crescer e, por isso, é importante que tenham acesso a capitais internacionais, o que pode ser facilitado com a adoção do Relato Integrado.

“Essencialmente, o Relato Integrado é importante para os negócios. Não queremos que ele seja mandatório, mas que seja adotado pelo valor que agrega”, declarou Howitt.