Entidades e profissionais contábeis são convidados a contribuir para a melhoria da educação no estado

Publicado em 23/3/2017

O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, com representantes das entidades contábeis, no dia 23 de março de 2017, esteve em reunião com o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini. O encontro aconteceu na sede da secretaria, em São Paulo.

O secretário falou sobre os projetos em andamento em sua pasta, em especial sobre a ‘adoção afetiva’ de escolas. Ele explicou que o Estado busca parceiros - empresários, empresas privadas, associações -, interessados em adotar escolas estaduais e contribuir para a melhoria das unidades. Essa assistência pode ser oferecida, com base naquilo que os parceiros podem oferecer ou no conhecimento que eles têm.

“Estamos chamando a sociedade para ‘abraçar’ essas escolas e nos ajudar a construir um futuro melhor. A responsabilidade pela educação dos alunos não é apenas das escolas, é de todos nós. E as entidades contábeis, os profissionais e as organizações contábeis podem apoiar o projeto de várias formas – disseminando a informação para seus registrados e associados; levando informações sobre a profissão contábil aos estudantes, mostrando os benefícios de atuação na área, ou seja, incentivando a questão do empreendedorismo”, exemplificou Nalini.

Para o secretário, é preciso que nas escolas haja o resgate dos valores e que a educação seja muito mais que um processo de letramento. “Estamos capitaneando voluntários, não apenas com recursos para destinar, mas com sensibilidade, afeto e orientações para transmitir. Em muitas escolas, o que temos são conflitos entre os próprios alunos”.

As entidades contábeis se comprometeram a levar as informações sobre o projeto para os seus públicos. O CRCSP fará o mesmo, envolvendo a sua Comissão de Projetos Sociais, e analisará de que forma pode contribuir.

Além do presidente Gildo, participaram do encontro o assessor do secretário, Eduardo Mosna; o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), Itamar Borges (PMDB); representantes das entidades Sescon-SP, Ibracon, Fecontesp, Sindicont-SP e Anefac e a desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes.