Diadema terá escritório regional da Junta Comercial: presidente do CRCSP participa da assinatura do protocolo de intenções

Publicado em 23/3/2017

O prefeito de Diadema, Lauro Michels, e o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Jânio Benith, assinaram em 23 de março de 2017, protocolo de intenções para instalação de uma unidade da Jucesp em Diadema. O deputado estadual Caio França (PSB), articulador do projeto, e a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE), Vera Lúcia Rocha, também participaram da assinatura.

A Junta Comercial é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários. O 37º escritório regional irá funcionar no segundo andar do novo prédio da Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE), que será inaugurado no mês de julho.

“É muito importante para Diadema ter uma unidade da Jucesp. Vai atender uma necessidade do município que tem uma economia pujante e facilitar a vida dos comerciantes”, comentou o prefeito. Diadema tem um posto de atendimento que tramita mais de 300 processos por mês, que funciona na ACE.

O escritório regional de Diadema vai dar agilidade nos processos e tem a competência de receber, protocolar e devolver documentos; expedir certidões simplificadas dos documentos arquivados; proferir decisões singulares e proferir ao registro dos documentos deferidos; informar sobre a existência de nomes empresariais idênticos ou semelhantes; emitir ficha cadastral das empresas registradas e encaminhar à Jucesp os documentos para análise colegiada e os requerimentos de fotocópia, certidão específica e pedido de ficha de breve relato.

Segundo o presidente da Jucesp, a assinatura do protocolo de intenções é o primeiro passo. “A próxima etapa será a capacitação dos funcionários, compra de equipamentos e finalização dos trâmites com a ACE”, afirmou.

Para o deputado estadual Caio França é uma grande conquista para o município. “Diadema já tem este perfil de empreender, com um ramo comercial gigantesco. O escritório é uma forma de incentivar a atividade empreendedora e de desburocratizar processos”, comentou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Laércio Soares; o presidente da Câmara Municipal de Diadema, Marcos Michels; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Gildo Freire de Araújo; os vereadores Célio Boi e Sergio Mano também participaram do evento.

Fonte: com informações da Comunicação da Prefeitura Municipal de Diadema - Keila Macedo (texto); Thiago Benedetti (foto).