Ibracon é agraciado com Diploma de Mérito Coaf

Publicado em 15/3/2017

O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) foi agraciado com o Diploma de Mérito pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão criado no âmbito do Ministério da Fazenda e encarregado de receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas de atividades ilícitas, tendo como missão produzir Inteligência Financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. A solenidade aconteceu no dia 15 de março de 2017, no auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília.

Além de Idésio Coelho, presidente da Diretoria Nacional e porta-voz do Instituto durante a solenidade, também participaram Eduardo Pocetti, presidente do Conselho de Administração do Ibracon, e Marco Aurélio Fuchida, superintendente-geral.

Na ocasião, foram homenageadas personalidades ou instituições que se destacaram na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, tornando-se merecedoras de reconhecimento por parte do Conselho.

Em seu discurso, Idésio Coelho destacou o trabalho do Ibracon para apoiar as ações conduzidas pelo Coaf e ressaltou o papel do CFC na aprovação da regulação que permitiu ao profissional da contabilidade reportar ao Coaf com segurança e clareza. O presidente do Ibracon também fez questão de abordar a relevância da Operação Lava Jato para um Brasil mais ético. “Queremos ver essa terra livre da corrupção. Mesmo que seja apenas para a próxima geração, ela ficará livre da corrupção”, concluiu.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho e os vice-presidentes Técnico e de Desenvolvimento Operacional do CFC, Zulmir Ivânio Breda e Aécio Prado Dantas Júnior, também participaram da solenidade.

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Rodrigo Janot, procurador-geral da República; Wagner Campos Rosário, secretário-executivo do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União; Jorge Antonio Deher Rachid, secretário da Receita Federal do Brasil; Gustavo José Marrone de Castro Sampaio, secretário nacional de Justiça e Cidadania do Ministério da Justiça; Marcos Silva Rodrigues, vice-almirante, comandante do 7º Distrito Naval da Marinha do Brasil; Leandro Daiello Coimbra, diretor-geral do Departamento de Polícia Federal; Antonio Gustavo Rodrigues, presidente do Coaf; Antonio Carlos Ferreira de Sousa, diretor de Análise e Fiscalização do Coaf, e Ricardo Liáo, secretário-executivo do Coaf.

Segundo o presidente do Coaf, Antonio Gustavo Rodrigues, os diplomados compartilham interesse comum com a instituição. "Todos os homenageados contribuem para que o sistema de combate à lavagem de dinheiro no Brasil funcione", declarou.

Os demais homenageados e participantes na cerimônia foram: Adriano Cabral Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Banco Itaú; Ana Maria Melo Netto Oliveira, presidente do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN); Anthero de Moraes Meirelles, diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil (BCB); contra-almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, diretor do Centro de Inteligência da Marinha do Brasil; Beto Ferreira Martins Vasconcelos, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, no período de janeiro de 2015 a março de 2016; Força-Tarefa da Operação Lava-Jato, representada pelo procurador do Ministério Público Federal Deltan Dallagnol e pelo delegado da Polícia Federal Maurício Leite Valeixo; Gilson Libório de Oliveira Mendes, diretor de Pesquisas e Informações Estratégicas do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União; Joaquim Levy, ministro da Fazenda, no período de janeiro a dezembro de 2015; Renato Dantas Araújo, advogado da União, no período de junho de 2012 a junho de 2016; Roberto Tadeu Antunes Fernandes, diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no período de abril de 2012 a dezembro de 2016, e Tácio Muzzi Carvalho e Carneiro, delegado de Polícia Federal, chefe da Delegacia de Corrupção e Crimes Financeiros do Rio de Janeiro (Delecor/PF/RJ).

Além dos agraciados, também estavam presentes na cerimônia os servidores e conselheiros do Coaf, servidores do Ministério da Fazenda e autoridades de outras instituições públicas e privadas, como: Roger Bohnenberger, superintendente nacional de Controle Institucional da Caixa Econômica Federal; Wladimir Castelo Branco Castro, presidente do Conselho de Supervisão da BSM BM&FBovespa; Renan Barbosa Monteiro Soares, assessor executivo da Agência Brasileira de Inteligência; José Eduardo Moreira Bergo, diretor do Banco do Brasil, e Henrique Machado, diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Diploma de Mérito Coaf foi instituído pela Resolução Coaf n.º 19, de 2011. Sua finalidade é homenagear personalidades ou instituições que tenham se destacado na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro ou ao financiamento do terrorismo, tornando-se merecedoras de reconhecimento por parte do Coaf.

Fonte: Comunicação Ibracon.