Mais de 10 mil candidatos prestam o Exame de Suficiência no Estado de São Paulo

Publicado em 26/3/2017

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2017 foi realizada no dia 26 de março, em todo o território nacional. No Estado de São Paulo, dos 11.799 inscritos, 10.224 candidatos realizaram as provas na capital e em 13 cidades do interior, o que equivale a 13,35% de ausentes. Desde 2011, a aprovação no Exame de Suficiência é obrigatória para bacharéis em Ciências Contábeis obterem o registro em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Para o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, o Exame de Suficiência funciona como um filtro, assegurando que apenas os profissionais qualificados ingressarão no mercado de trabalho.

O candidato Ednalvo Maia de Oliveira prestou o exame pela primeira vez. Para ele que trabalha em um escritório de contabilidade e está concluindo a faculdade, a prova estava fácil.

Essa opinião é compartilhada pela estudante de Ciências Contábeis Bianca Diastiani de Melo, que estava fazendo a prova pela segunda vez. Ela quis fazer a prova antes para saber como era. “Acho o exame justo para testar o conhecimento de quem vai atuar na área”, afirmou.

Formado desde dezembro de 2016, o candidato Bruno Alves dos Santos também estava fazendo a prova pela primeira vez e ressaltou que esta edição estava bastante equilibrada entre cálculos e teoria. Ele está abrindo um escritório de contabilidade voltado para microempresas e comentou: “senti falta de questões mais relacionadas ao dia a dia da profissão, mas é uma abordagem que falta também nas faculdades”.

“Um profissional sem conhecimento pode acabar com a vida de uma empresa”, declarou a candidata Caroline Rocha Souza, que é a favor do exame pelo filtro que ele aplica ao mercado de trabalho da área. Já formada e atuando na área, ela também prestou o exame pela primeira vez e considerou a prova fácil, com questões simples, mais voltadas para o conhecimento teórico.

O prazo para divulgação do gabarito preliminar é em até dez dias após a realização da prova.