CRCSP participa de assinatura de convênio anticorrupção entre Ibracon e Observatório Social do Brasil

Publicado em 28/3/2017

O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, participou de um momento especial no dia 28 de março de 2017. O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e o Observatório Social do Brasil (OSB) assinaram um acordo de cooperação visando promover a transparência pública e contribuir para a prevenção de atos de corrupção no Brasil.

O Observatório Social é uma organização criada pela sociedade civil, que promove a cidadania fiscal e trabalha pela transparência na gestão dos municípios. Órgãos de controle social, entidades representativas, grupos sociais organizados, investidores sociais e membros da sociedade civil participam do Observatório como forma de impedir a corrupção e auxiliar a correta aplicação dos recursos que vêm dos impostos em todo o país.

“Com este acordo de cooperação, reforçamos o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia para a análise dos processos conduzidos pelos Observatórios Sociais, para a proteção do interesse público, sempre em benefício da sociedade”, afirmou Idésio Coelho, presidente do Ibracon, que agradeceu a presença de todos em dia, segundo ele, tão importante para a sociedade brasileira.

Emocionado, o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, disse que uma palavra definia o sentimento no ato da assinatura - ‘gratidão’ e completou explicando que a organização quer contribuir ao máximo para a sociedade brasileira, despertando o espírito de cidadania fiscal.

“Falo na condição de voluntário, em nome dos mais de três mil voluntários que formam essa família que quer ajudar a transformar o nosso país. Muito obrigado, Ibracon e entidades contábeis, por acreditarem nesta iniciativa. Esse é o legado que estamos deixando para nossos filhos e netos. Estamos construindo novos livros de histórias sobre o Brasil para as próximas gerações”.

Para o presidente Gildo, que também assinou o documento como testemunha, “os Observatórios Sociais prestam um grande serviço público à sociedade no trabalho preventivo ao mau uso dos recursos. Juntos, podemos fazer a diferença. O Brasil precisa de transparência na gestão dos recursos e de incentivo à cidadania”.

Dentre as várias autoridades presentes, participaram do evento o auditor e conselheiro do CRCSP, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Antônio Carlos de Castro Palácios, o presidente do Observatório Social do Brasil - São Paulo, Paulo de Oliveira Abrahão, e o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Eduardo Pocetti.

De que forma os profissionais contábeis podem participar?

O Observatório Social do Brasil faz parte do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

O PVCC foi criado para sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Participar dos Observatórios é uma das formas de atuar como voluntário, disponibilizando seus conhecimentos sobre a área contábil.

Clique aqui para se cadastrar no Programa de Voluntariado.

Sobre o Observatório Social do Brasil

O OSB assegura a disseminação de uma metodologia padronizada para a atuação de uma rede de Observatórios Sociais criados para despertar o espírito de cidadania fiscal na sociedade organizada e ser uma rede nacional propulsora do controle social para o aprimoramento da gestão pública e integridade empresarial.

A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 estados brasileiros. São cerca de 3 mil voluntários trabalhando pela causa da justiça social nos Observatórios Sociais em todo o Brasil. Estima-se que, entre 2013 e 2016, com a contribuição dos voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente. Além dos números, é importante destacar a nova cultura que está se formando a partir da participação do cidadão de olho no dinheiro público.