Vice-presidente Maion participa da abertura do 14º Epac

Publicado em 28/3/2017

Levando conhecimento e a possibilidade de tirar dúvidas sobre assuntos do dia a dia de trabalho, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) realizou a abertura da 14ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade (Epac), desta vez na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no dia 28 de março de 2017.

O tema da noite foi a Escrituração Contábil Fiscal ( ECF), obrigação acessória que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), criada para substituir a DIPJ. “A ECF contém, basicamente, informações sobre o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. A grande dificuldade é ficar atento a todas as mudanças que o governo faz, anualmente, nela”, explicou José Roberto dos Anjos, diretor Social do Sindcont-SP e palestrante da noite.

Foi salientado no evento que as empresas do Simples Nacional não precisam – e não devem – fazer a entrega desta obrigação acessória, porque as informações contidas nela já são apresentadas em outra obrigação exigida dos integrantes do Simples.

Para despertar o raciocínio dos alunos, José Roberto fez o seguinte questionamento: “Duas empresas que produzem um mesmo produto, localizadas em uma mesma cidade, podem ter carga tributária diferente?” A resposta para esta pergunta é: sim, em três hipóteses – caso elas tenham um regime de tributação diferente, portes diferentes ou incentivos fiscais distintos.

Um dos principais alertas feitos pelo palestrante foi sobre a instalação do programa necessário para a entrega da ECF. “O programa gerador ainda utiliza Java, mas logo o governo precisará mudar este sistema, pois as empresas não conseguirão mais ter segurança através do Java. Além disso, o programa deve ser instalado em um diretório específico, ou não funcionará”.

As atividades do 14º Epac continuam no dia 29 de março, com uma reunião do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDBF).

“Organizado em duas noites, este evento é de troca de conhecimentos e experiências entre aqueles que compartilham de paixão pela Contabilidade e também de celebração da bem-sucedida parceria entre uma iniciativa referência em educação profissional continuada e uma reconhecida instituição no ensino de Ciências Contábeis e na especialização em Controladoria, assim como na formação de contadores altamente qualificados para o mercado de trabalho. É gratificante estar junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie para a realização do 14º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade (Epac) e oferecer a vocês o que existe de mais atual no conhecimento contábil”, afirmou o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato.

Prestigiaram a abertura do evento Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP); José Aparecido Maion, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP); Cláudio Aníbal Cleto, vice-diretor Financeiro da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) e Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, Diretor de Comunicação do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

A 14ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac é realizada com patrocínio diamante da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB e da Asplan Assessoramento e Planejamento. A Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) é patrocinadora bronze do evento, enquanto a Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC) é apoiadora à educação continuada da iniciativa. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), a Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Aescon-SP), o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) -5ª Seção Regional e a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) apoiam institucionalmente o 14º Epac.

Fonte: Comunicação Sindcont-SP.