Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural promove palestra sobre IR

Publicado em 29/3/2017

Falta menos de um mês para terminar o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017 e muitas pessoas ainda têm dúvidas.

Pensando nisso, a Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural convidou o auditor fiscal e supervisor regional do Programa do Imposto de Renda, Valter Koppe, para ministrar a palestra “Imposto de Renda Pessoa Física 2017 – Tributação, Benefícios e Isenções para a Pessoa da Melhor Idade”.

Aberto pelo coordenador da Comissão, conselheiro Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, o evento foi realizado no dia 29 de março de 2017, no auditório da sede do CRCSP. Estavam presentes o vice-coordenador da Comissão João Edison Deméo e os componentes Oswaldo Pereira, Selma do Carmo Ribeiro, Yae Okada, Arthur Verna, Gilberto Benedito Godoy, Sérgio Roberto Monello e Tikara Tanaami. O conselheiro Marcelo Roberto Monello também compareceu.

As principais novidades para este ano, segundo Koppe, é a atualização automática do programa, com a entrega sem necessidade de instalação do Receitanet, e a redução para 12 anos de dependentes com apresentação do CPF. “A Receita caminha para a exigência de CPF para todos os dependentes, com qualquer idade”, explicou o auditor fiscal.

Koppe alertou para os cuidados que se deve ter ao declarar os rendimentos de aposentadorias e pensões, sobretudo se houver duas fontes de aposentadoria – a oficial e uma particular, e a isenção para maiores de 65 anos, a partir do mês do aniversário do declarante.

Para não cair na malha fina, Koppe pediu atenção para não haver omissão de rendimentos do contribuinte e do seu dependente.

Neste ano, a Receita Federal está solicitando número do celular e e-mail na declaração. Segundo Valter Koppe, a comunicação da Receita por esses meios somente será feita após divulgação e autorização prévia do contribuinte.