Obras sustentáveis em metal estão em exposição no CRCSP

Publicado em 6/4/2017

O Espaço Cultural CRCSP recebeu uma nova exposição de arte, em 6 de abril de 2017: a mostra “Eletrizante Jogo de Volumes”, do artista plástico Marcelo Pszybylski. São 12 esculturas feitas em metal reaproveitado, que retratam cavalos, beija-flores e outros animais, representando a força e a maleabilidade do material fundido.

Os membros da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural, os conselheiros Oswaldo Pereira, Selma do Carmo Ribeiro e Yae Okada, realizaram a abertura da exposição. O presidente do CRCSP na gestão 1967-1968 e colaborador da Comissão, Tikara Tanaami, também prestigiou a inauguração.

O conselheiro Oswaldo deu as boas-vindas aos visitantes e falou um pouco sobre o trabalho da Comissão, responsável pela realização das mostras artísticas na sede do Conselho, em parceria com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). A conselheira Selma também agradeceu a presença do público e apresentou um resumo sobre a carreira do artista.

Pszybylski teve seu primeiro contato com as artes plásticas ainda na adolescência, visitando a Feira de Artes do Centro Histórico de Curitiba, sua cidade natal. Posteriormente, formou-se em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e começou a se dedicar à forja do metal. A preocupação ecológica é outra característica de sua obra, que reaproveita metais descartados, levando o espectador a refletir sobre seu impacto no meio ambiente.

“Meu trabalho motiva as pessoas a terem um olhar diferente para o que é descartado, mostrando que tudo pode ser transformado e reutilizado. O metal que poderia ser poluidor do solo e de rios, levando mais de cem anos para se decompor na natureza, hoje posso mostrá-lo em forma de arte”, declarou o artista.

Além dos integrantes da Comissão Melhor Idade e Cultural, estavam presentes o diretor social do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), José Roberto Soares dos Anjos, e o delegado do CRCSP em Mauá, Altino da Silva Dias.

Serviço:

Mensalmente, o CRCSP inaugura uma nova exposição de arte em sua sede. O evento é gratuito e, na noite de inauguração, são arrecadados alimentos não perecíveis, que são revertidos a uma das entidades beneficentes cadastradas no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, sorteada na ocasião.

A mostra “Eletrizante Jogo de Volumes” permanece em exposição até 5 de maio de 2017. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.