Organização de evento voltado às entidades do Terceiro Setor é tema de reunião no CRCSP

Publicado em 11/4/2017

O cumprimento das obrigações acessórias por parte das entidades sem fins lucrativos será tema de evento na sede do CRCSP. E para discutir a organização do evento, o vice-coordenador da Comissão CRCSP Social, Marcelo Roberto Monello, reuniu-se na sede do Conselho com o curador de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Airton Grazzioli, em 11 de abril de 2017.

A utilização do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e da Escrituração Contábil Digital (ECD) serão alguns temas tratados no evento, que irá abordar os aspectos contábeis e jurídicos das obrigações acessórias.

Monello explicou que o objetivo da atividade é orientar os profissionais e entidades em relação às obrigações acessórias eletrônicas para a Receita Federal do Brasil (RFB). “Este é o primeiro ano de entrega da ECD para muitas entidades, portanto é um tema que ainda é novidade para muitas delas. Por isto precisamos capacitar e fortalecer a atuação dos profissionais da contabilidade junto às entidades”, esclareceu o conselheiro.

Grazzioli também destacou a importância da atividade: “a realização de eventos sobre o tema contribui para estimular gestores e colaboradores na correta prestação de contas, transformando as obrigações acessórias em um efetivo instrumento de gestão”, afirmou o promotor de justiça.