A comemoração dos 78 anos do CRCSP aconteceu no dia 13 de dezembro de 2024, na 19ª sessão plenária ordinária e solene, a última de 2024, realizada no Teatro Professor Hilário Franco, na sede da entidade.
Aberta pelo presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, a sessão teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a costumeira participação do conselheiro William Peterson de Andrade, que dirigiu uma mensagem de reflexão aos presentes.
Por se tratar de uma sessão plenária ordinária e solene, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Flávia Augusto, divulgou a ata da Câmara de Política Institucional, da qual é coordenadora, para aprovação dos conselheiros. A ata da Câmara de Desenvolvimento Profissional também foi apresentada pelo coordenador Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior.
Posse de representantes
A plenária também foi palco da posse dos representantes do CRCSP nas cidade de Araçatuba, Aldines Aparecida Silva Gon; Lins, José Victor Mirandola da Silva; Marília, Ruberlei Rocha Machado; Pedreira, Júlio Cristiano Cau; Piedade, Luciano Campos de Almeida, e São Vicente, José Daniel Passos Alves. Com essas posses, o CRCSP passa a ter representantes em 157 cidades paulistas.
Palavra dos vice-presidentes
Fizeram um balanço do trabalho deste ano de suas respectivas pastas a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Flávia Augusto, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Wander Pinto e a vice-presidente de Registro, Eliane Aparecida Maia.
Balanço institucional
O presidente do CRCSP, João Carlos também apresentou um breve balanço das realizações da gestão em 2024. Os programas desta gestão – o CRCSP para Todos que, de agosto a novembro de 2024, realizou 193 atividades, com 8.323 participantes, e o programa CRCSP Portas Abertas, que disponibiliza espaços na sede gratuitamente para profissionais, organizações contábeis e entidades, teve 238 participantes pessoas físicas e 997 participantes pessoas jurídicas, totalizando 1.235 participantes. O presidente do CRCSP também lembrou que a entidade cedeu seus espaços para o Conselho Federal de Contabilidade, Receita Federal, Caixa, Academia Paulista de Contabilidade, Associação Brasileira dos Profissionais de Educação Financeira (Abefin) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
O presidente João Carlos também enfatizou as reuniões institucionais realizadas pelo CRCSP, juntamente com as Entidades Contábeis, com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth (PSD). O CRCSP também celebrou 16 convênios com prefeituras, associações de profissionais da contabilidade, Sebrae, CIEE e a Association of Chartered Certified Accountants (ACCA), instituição reconhecida e respeitada mundialmente por abranger uma ampla gama de qualificação em Contabilidade, Finanças e Gestão.
O presidente também anunciou as quatro edições da CONVECON Regional de 2025: no dia 13 de fevereiro em São José dos Campos; 20 de março em Sorocaba; 13 de junho em São José do Rio Preto e 14 de agosto em Araraquara. A CONVECON Estadual será de 30 de setembro a 2 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte.
Em nome das Entidades Contábeis
O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Carlos Alberto Baptistão falou em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo. “Parabenizo o CRCSP, que representa a essência da profissão. O trabalho feito pelo CRCSP e as Entidades Contábeis amplia o impacto positivo da ação coletiva que desenvolvemos pela profissão contábil”. Baptistão disse que está terminando sua gestão no Sescon-SP e aproveitou para agradecer a união das entidades que resultou na extinção da GIA e em ações na Receita Federal e na Jucesp, “que melhoraram e execução do trabalho dos profissionais da contabilidade”, finalizou.
A vereadora Edir Sales (PSD), presente na plenária solene, também manifestou sua alegria de participar dos 78 anos do CRCSP e parabenizou os conselheiros e diretores pelo “trabalho comprometido que resultou em uma gama enorme de oportunidades aos profissionais da contabilidade”.
Premiação de dissertações e tese
A Resolução CRCSP n.º 1.260/2019 premia todos os anos a melhor tese de doutorado e as três melhores dissertações de mestrado. O coordenador da Comissão de Desenvolvimento Científico e Acadêmico do CRCSP, professor Fernando Nunes de Lima, apresentou, em nome dos membros da comissão, os trabalhos de 2023 escolhidos.
As dissertações de mestrado premiadas foram: em terceiro lugar, Sandra Antônia Franklin Brasileiro, com o tema “Aplicabilidade da NBC TG 1001 e NBC TG 1002 para Pequenas Empresas e Micro Entidades no Entendimento dos Profissionais Contábeis do Estado de Minas Gerais”, tendo como orientadora a Prof.ª Dra. Marta Cristina Pelúcio Grecco, da Faculdade Fipecafi. A entrega foi feita pelo presidente João Carlos e a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Flávia Augusto.
Em segundo lugar foi premiado José Carlos Ramos de Oliveira Júnior, com o tema “Obrigatoriedade da Divulgação do Nível da Materialidade”. A orientadora foi a Prof.ª Dra. Juliana Ventura Amaral, da Faculdade Fipecafi. A entrega foi feita pelo presidente João Carlos e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Wander Pinto.
Em primeiro lugar ficou Otávio Finesse Júnior, com o tema “Perícia Contábil como Prova de Boa-Fé em Ações Relativas ao ICMS: uma Análise de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”. Seu orientador foi o Prof. Dr. José Carlos Marion, da PUC-SP. A entrega do prêmio foi feita pelo presidente João Carlos e a vice-presidente de Registro, Eliane Aparecida Maia.
A vencedora na categoria tese de doutorado foi Letícia Maria Faleiro Nascimento, com o tema “O Uso Estratégico da Linguagem Contábil em Mídias Comparativas Durante a Recuperação Judicial da Oi S/A”. O orientador foi o Prof. Dr. Marcelo Sanches Pagliarussi, da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (USP-RP). O prêmio foi entregue pelo presidente João Carlos e o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Alexandre Sanches Garcia.
A vencedora Letícia agradeceu ao CRCSP e disse que “é importante premiar estes trabalhos, pois instiga a pesquisa e a aplicabilidade da Contabilidade como linguagem que pode ser usada nas políticas públicas e fiscais a serem adotadas em favor da sociedade”.
Medalhas
A última etapa da sessão plenária solene foi para a entrega de diplomas e medalhas para personalidades escolhidas pela Comissão de Concessão de Diplomas e Medalhas do CRCSP.
A Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, destinada a agraciar o profissional da contabilidade que tenha se distinguido por seu trabalho e dedicação e obtido projeção na militância da profissão contábil, foi entregue para a presidente do CRCSP, gestão 2018-2019, Marcia Ruiz Alcazar, pelo presidente João Carlos e pela presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) e conselheira do CRCSP, Suely Gualano Bossa Serrati.
A Medalha José Rojo Alonso, destinada ao profissional da contabilidade que tenha se distinguido nas áreas de auditoria, perícia e arbitragem, foi outorgada ao auditor Walter Iório e entregue pelo presidente João Carlos e a presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer.
O contador Francisco Ernane Ramalho Gomes recebeu a Medalha Pedro Pedreschi, que homenageia profissionais da contabilidade, em especial do Estado de São Paulo, que tenham se destacado no âmbito da profissão, e também personalidades brasileiras ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços aos profissionais e à ciência contábil. O presidente João Carlos e o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, José Heleno Mariano, fizeram as entregas da medalha e do diploma.
O contador Ricardo Pereira Rios, recebeu do presidente João Carlos e do presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, a Medalha Francisco D’Áuria, que homenageia àquele que se distinguiu como autor de obra didática de Contabilidade ou de cunho científico contábil, de reconhecido valor.
O contador Fernando de Almeida Santos recebeu a Medalha Frederico Herrmann Júnior, destinada a agraciar quem tenha se distinguido na doutrina e pesquisa da ciência contábil. A entrega foi feita pelo presidente João Carlos e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon.
A presidente do CRCSP, gestão 2018-2019, Marcia Ruiz Alcazar, ao falar em nome dos agraciados, agradeceu ao CRCSP “por premiar os esforços de uma carreira, que resulta de um trabalho coletivo”. Marcia disse também que precisava agradecer “às suas madrinhas, as contadoras Terezinha Falcão e Celina Coutinho, e à vereadora Edir Sales, mulheres que inspiram e servem de exemplo”.
A sessão plenária solene foi encerrada pelo presidente João Carlos que agradeceu a presença de todos e desejou boas festas e um Ano Novo com saúde e sucesso.