CRCSP participa das comemorações ao Dia do Profissional da Contabilidade no Sindcont-SP

Publicado em 25/4/2017

Todos os anos, em 25 de abril, data em que é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) faz uma homenagem à classe contábil e promove a entrega do Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade. O evento acontece em sua sede, em São Paulo.

Neste ano, o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, esteve presente na cerimônia e compôs a mesa solene ao lado de outras lideranças contábeis e autoridades. A vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho, Marcia Ruiz Alcazar, também esteve na comemoração.

De acordo com o Sindicato, o prêmio está na 16ª edição e, neste período, consagrou-se por incentivar a produção de estudos e trabalhos científicos aos alunos do último ano da graduação em Ciências Contábeis e também a profissionais recém-formados. Em cada edição são escolhidos os trabalhos vencedores do primeiro ao quinto lugar.

Durante o evento também foram homenageados o contador Jair Gomes de Araújo, presidente da entidade na gestão 2014-2016, com o descerramento de sua fotografia, que passa a compor a Galeria dos Presidentes da Entidade, e o contador Walter Arnaldo Andreoli, por ter atuado como julgador dos trabalhos por 15 anos consecutivos.

Para o presidente do CRCSP, o Sindcont-SP é uma casa que acolhe, orienta e incentiva os profissionais a praticar a Contabilidade com excelência, sempre dando a oportunidade de frequentar cursos e eventos educativos.

“Neste dia festivo para nós que professamos a Contabilidade, queremos homenagear cada um dos mais de 150 mil profissionais registrados no nosso estado ao cumprimentar o presidente da gestão 2014-2016, contador Jair Gomes de Araújo, por sua profícua gestão à frente do Sindicato. Também parabenizamos o atual presidente Antonio Eugenio Cecchinato, que incentiva os estudantes de Ciências Contábeis, ao promover mais uma vez o Prêmio Hilário Franco”, disse Gildo.

Segundo Cecchinato, “essa iniciativa da entidade tem duas importantes missões: valorizar e estimular a pesquisa acadêmica entre os futuros profissionais da contabilidade, além de ser uma excelente oportunidade para medirmos o teor dos conhecimentos adquiridos pelos profissionais que estão sendo colocados no mercado de trabalho”.

Quem discursou em nome das entidades contábeis congraçadas foi o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia.

Sobre Hilário Franco

O contador e professor Hilário Franco, que empresta seu nome ao prêmio, foi responsável por promover melhorias e valorização à classe contábil do país. Também presidiu o Sindcont-SP, no período de 1955 a 1956, e foi eleito Sócio Benemérito da Entidade, da qual recebeu o título “Contabilista Emérito”, em 1971. Em virtude do excelente trabalho como docente, o Sindcont-SP instituiu o prêmio - um concurso de publicações acadêmicas, como monografias, trabalhos de conclusão de curso, artigos técnicos e relatório de estágio supervisionado, com o intuito de incentivar pesquisas de cunhos prático, científico e acadêmico.

Composição da mesa

A mesa foi composta pelo deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Itamar Borges (PMDB); pela vereadora Edir Sales (PSD); por Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP;  Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindcont-SP na gestão 2014-2016; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp); Gildo Freire de Araújo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP); Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), e Sérgio Antônio Dias, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional.

Vencedores do Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade

O diretor executivo do CRCSP, professor Claudio Rafael Bifi, também teve seu trabalho reconhecido por ter sido orientador das alunas vencedoras em 3º e 4º lugares. Confira todos os ganhadores:

1º lugar

Trabalho de Conclusão de Curso: “Ativo Intangível: o Teste de Impairment nos Demonstrativos Financeiros dos Clubes de Futebol da Série A -2015”

Autoras: Caroline Pinheiro Sampaio, Rafael Gonçalves Pedroso e Eva de Lima Cordeiro de Souto

Orientadora: Erika Borges Ferreira

Instituição de ensino: Universidade Anhembi Morumbi

2º lugar

Monografia: “Critérios para a Contratação de Organização Contábil Terceirizada”

Autor: Henrique Rossetti Cleto

Orientador: Alexandre Gonzales

Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

3º lugar

Monografia “Harmonização Contábil: uma Análise de Matriz Curricular dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis de 8 Instituições de Ensino no Estado de São Paulo com o Exame de Suficiência do CFC com Foco nas IFRS”

Autora: Letícia Garcia Lemos Silva

Orientador: Claudio Rafael Bifi

Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

4º lugar

Trabalho de Conclusão de Curso: “Hedge: Operações de Proteção Cambial das Empresas do Setor de Carnes e Derivados Durante a Crise de 2015”

Autores: Vanessa Vieira Tanaka, Celi Herrera Mialich e Felize Diniz dos Santos

Orientadora: Gabriela Ribeiro Zanardo

Instituição de ensino: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap)

4º lugar

Trabalho de Conclusão de Curso: “A Subjetividade Responsável do Contador em Aplicar as Técnicas da Perda Estimada dos Créditos de Liquidação Duvidosa”

Autora: Juliana Nodomi de Barros

Orientador: Claudio Rafael Bifi

Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

5º lugar

Artigo técnico: “Passivos Ambientais da Samarco e de suas Controladoras Vale e BHP Billiton  Relacionados ao Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana”

Autora: Maria Dália Evangelista

Orientador: Fernando Dal-Ri Murcia

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)

Comissão Avaliadora