Presidente do CRCSP é homenageado em solenidade em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade na Alesp

Publicado em 8/5/2017

Em 8 de maio de 2017, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou uma sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril. A cerimônia ocorreu no Plenário Juscelino Kubitschek e foi presidida pelo deputado estadual Itamar Borges (PMDB). O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, foi um dos homenageados no evento, como um dos profissionais de destaque da classe contábil.

A mesa diretora da cerimônia foi composta pelo deputado Itamar Borges, pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Márcio Massao Shimomoto, pelo presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Elmir Berti, pelo presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Jânio Benith, pelo deputado estadual Orlando Bolçone (PSB) e pela vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD).

O deputado Itamar Borges fez a abertura da sessão solene e destacou a importância do profissional da contabilidade e a necessidade de simplificar a vida dos empreendedores. “Vamos somar forças, construir diálogos e retomar o crescimento do país”, declarou. O deputado Orlando Bolçone e a vereadora Edir Sales também parabenizaram os profissionais pelo seu dia.

União e reconhecimento

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia e falou em seu discurso sobre a união da classe contábil.

“Ubuntu é um termo da filosofia africana que trata sobre a importância da parceria, da empatia e da união entre as pessoas, conceito que representa também a atuação das entidades contábeis, que trabalham unidas pelo progresso da profissão. Tenhamos ubuntu em todos os nossos relacionamentos, tratando nossos semelhantes com respeito, tolerância, empatia, solidariedade e união”, declarou Cecchinato.

Mário Elmir Berti também falou sobre o trabalho das entidades contábeis, destacando que a atuação nas associações de classe é uma forma de devolver à sociedade uma parte daquilo que a profissão proporciona. “O homem se realiza na profissão, mas só se completa servindo à comunidade”, declarou o presidente da Fenacon.

Shimomoto também agradeceu a homenagem prestada pela Alesp que, pelo sexto ano consecutivo, celebra o Dia do Profissional da Contabilidade. “Para nós, é uma grande satisfação ter o reconhecimento desta casa legislativa. Esta homenagem é também um reconhecimento àqueles que nos precederam e que contribuíram para a construção da profissão contábil”, disse o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP.

Homenagens

Após os agradecimentos, foram homenageados os presidentes das entidades contábeis. O deputado Itamar Borges entregou placas comemorativas ao presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, e aos presidentes da Fenacon, Mário Elmir Berti; do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, recebida pelo presidente Gildo; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio da Silva Coelho Júnior; da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia; do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato; do Ibracon – 5ª Seção Regional, Sérgio Antônio Dias; da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo, e da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Edmir Lopes de Carvalho.

O deputado Itamar Borges também recebeu uma placa comemorativa, entregue pelo presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP. Outro homenageado foi o presidente do CRCSP na gestão 1967-1968, Tikara Tanaami, que conforme apontou Shimomoto, é o profissional da contabilidade vivo com o registro mais antigo no CRCSP, sob o número 4.651.

Tikara, que continua em atividade aos 97 anos e 69 de registro no CRCSP, também recebeu uma placa comemorativa e agradeceu por poder atuar em prol da profissão. “Tudo que fiz foi com dedicação”, declarou o homenageado.

Presenças

Os vice-presidentes do CRCSP de Administração e Finanças, Marcia Ruiz Alcazar, de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina, e de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva, estavam presentes na solenidade.

A homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade também contou com as presenças do presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e vice-presidente da Apejesp, Irineu De Mula, do vice-presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, do presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, dos vice-presidentes do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, e do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, do conselheiro fiscal da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Henrique Schoueri, e do presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP na gestão 2013-2015, Sérgio Approbato Machado Júnior.