Sobreposição e harmonia no Espaço Cultural CRCSP

Publicado em 11/5/2017

Em 11 de maio de 2017 foi inaugurada, no Espaço Cultural CRCSP, a exposição “No Belo e no Secreto dos Sentidos”, da artista plástica Claudia Colagrande. A noite de estreia contou com a presença da artista e dos membros da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural, responsável pela organização do evento.

O coordenador da Comissão, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, fez a abertura da exposição e apresentou a artista ao público. Ele falou um pouco sobre a carreira de Claudia e o trabalho da Comissão. O vice-coordenador da Comissão, João Edison Deméo, e os membros Oswaldo Pereira, Selma do Carmo Ribeiro e Yae Okada também prestigiaram a estreia.

Formada em Artes Plásticas e pós-graduada em História da Arte e Arte Contemporânea, Claudia atua profissionalmente como artista há 32 anos, tendo realizado exposições em países da Europa, América Latina e o Japão.

Inquietude criativa

Estão em exibição no CRCSP 21 obras da artista, que apresentam uma sobreposição de técnicas diferentes, com pintura, colagens, aplicação de estêncil, entre outras. Claudia explicou que esta série trabalha muito a questão da composição. “A harmonia do conjunto é o que eu sempre busco em minhas obras, que é quase uma forma de organizar meu próprio espaço interno”, afirmou.

Ela também destacou a subjetividade da arte, que reflete impressões diferentes em cada expectador, “porque uma coisa é o que o artista faz, o que a gente carrega dentro da gente. Mas cada pessoa que observa um quadro tem seu próprio universo e suas referências internas”.

Ao falar sobre seu método de criação, Claudia chama o processo de “inquietude criativa”, por trabalhar de forma instintiva, sem um resultado pré-estabelecido. “Minhas obras fazem parte de um processo de construção e é algo muito inconsciente. Eu escolho as cores e materiais com os quais vou trabalhar e só paro quando sinto que ela está pronta porque aí já não é mais minha, é de quem vê”, declarou Claudia.

Serviço

Todos os meses o Espaço Cultural CRCSP recebe uma nova exposição de arte, realizada pela Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural em parceria com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). Na noite de estreia, são arrecadados alimentos não perecíveis, para serem doados a uma das entidades cadastradas no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, sorteada na data da estreia.

A mostra “No Belo e no Secreto dos Sentidos” está em exibição no Espaço Cultural CRCSP até 2 de junho de 2017. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e a entrada é grátis.