CRCSP comemora Dia do Profissional da Contabilidade com homenagens

Publicado em 15/5/2017

Em 15 de maio de 2017, o CRCSP realizou em sua sede a solenidade em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril. O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, coordenou a mesa diretora dos trabalhos e deu as boas-vindas aos presentes na abertura da cerimônia.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Márcio Massao Shimomoto, representou as Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo na mesa diretora e destacou a importância do trabalho realizado por elas pela valorização da profissão.

“Quando há união e objetivos bem definidos, há crescimento e representatividade. Se hoje somos uma classe reconhecida, é por causa do trabalho e dedicação de cada profissional”, destacou Shimomoto.

Completaram a mesa diretora o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Hélcio Tokeshi, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e 1º vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Irineu De Mula, os deputados estaduais Célia Leão (PSDB) e Itamar Borges (PMDB) e a vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD).

Homenagens aos profissionais

Edir Sales ressaltou a importância da Contabilidade em todos os setores. “A Contabilidade é a viga-mestra para o crescimento e para a promoção da ética na sociedade”, destacou a vereadora, que entregou ao presidente Gildo o voto de júbilo da Câmara Municipal, parabenizando-o pelo trabalho realizado pela valorização da profissão.

Os deputados Célia Leão e Itamar Borges também parabenizaram os profissionais da contabilidade pelo seu dia. “O compromisso com a moralidade e a competência no trabalho dos profissionais da contabilidade fazem do Brasil um país melhor”, declarou Célia Leão.

“Os profissionais da contabilidade estão preparados para apontar os caminhos para o país sair da crise”, declarou Itamar Borges. Ele também convidou todos a participar da audiência pública sobre a reforma tributária, a ser realizada em 22 de maio de 2017, às 15h, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Medalhas do Mérito Contábil

Após as congratulações, foram concedidas as medalhas do mérito contábil aos profissionais que se destacaram na militância pela profissão. A honraria foi entregue pelo presidente Gildo, acompanhado pelos vice-presidentes Marcia Ruiz Alcazar (Administração e Finanças), José Donizete Valentina (Fiscalização, Ética e Disciplina), José Aparecido Maion (Desenvolvimento Profissional) e Neusa Prone Teixeira da Silva (Registro) e pelo coordenador da Comissão de Concessão de Diplomas e Medalhas, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.

Os homenageados foram o presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) na gestão 2015-2016, Antonio Carlos Machado, e o delegado regional do CRCSP em Presidente Prudente de 2005 a 2016, Antonio Moraes de Araújo. Eles foram condecorados com a medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, que homenageia aqueles que tiveram destacada atuação na liderança de entidades da classe contábil.

Antonio Carlos Machado agradeceu em nome dos homenageados e falou sobre a importância de trabalhar com outros profissionais e entidades para atingir objetivos. “Acredito que fizemos aquilo que era necessário pela profissão. Os desafios são naturais, mas com união e dedicação eles podem ser enfrentados”, declarou Machado.

Após a concessão das medalhas, o coordenador da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural, conselheiro Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, discorreu sobre o trabalho da Comissão e anunciou a apresentação musical do grupo Notas de Ouro, com músicas eruditas e populares ao violão.

Encerramento

Ao final da cerimônia, o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Hélcio Tokeshi, destacou a importância dos profissionais da contabilidade e falou sobre os planos da Secretaria para simplificar e desburocratizar a vida das empresas e profissionais.

“Faço aqui também uma homenagem aos contadores da Secretaria da Fazenda, porque se as contas estão em dia e os números do Estado de São Paulo são corretos e transparentes, é graças ao trabalho deles”, declarou o secretário.

O presidente Gildo fez o encerramento da cerimônia e ressaltou a crescente importância que o profissional contábil vem conquistando na sociedade. “O profissional da contabilidade vem traçando uma história de trabalho e dedicação e nossa contribuição é cada vez mais exigida. A Contabilidade é um instrumento fundamental na consolidação de uma sociedade em que o cidadão se sinta participativo e respeitado nos seus direitos”, destacou Gildo.

Presenças

Representando as Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, também estavam presentes os presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Sergio Antonio Dias.

Também participaram da solenidade os vice-presidentes do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, e do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, o diretor secretário da Fecontesp, Jair Gomes de Araújo, o diretor de comunicação do Ibracon Nacional, Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, e o diretor de regionais do Instituto, Adelino Dias Pinho, o vice-presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, o conselheiro do CRCSP e membro do Conselho de Administração da Anefac, Carlos Roberto Matavelli, o presidente do conselho consultivo da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam), Silvio Lopes Carvalho, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, e o coordenador do Conselho do Setor de Serviços da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), José Maria Chapina Alcazar.