A Fundação IFRS e o Banco Mundial aprofundam cooperação para apoiar as economias em desenvolvimento no uso de padrões de informação

Publicado em 19/5/2017

A Fundação IFRS anunciou um novo acordo de cooperação com o Banco Mundial para fornecer maior apoio para o desenvolvimento de economias no uso das IFRS. O acordo, sob a forma de um Memorando de Entendimento (MOU) reflete a visão das organizações, que acreditam que a transparência, a responsabilização e a eficiência oferecidas pela adoção de normas IFRS desempenham um papel fundamental para atrair o investimento estrangeiro, impulsionar o desenvolvimento econômico e a redução da pobreza.

Uma vez que é o emissor das normas de contabilidade globais, a Fundação IFRS tem amplo conhecimento e experiência em IFRS e IFRS para PMEs.

Por muitos anos, o Banco Mundial tem trabalhado com organizações doadoras para incentivar o uso do IFRS nas economias em desenvolvimento, como parte de seu trabalho para apoiar a criação de sistemas financeiros abertos e transparentes.

A combinação do sólido conhecimento técnico da Fundação IFRS com a ampla rede e significativa presença internacional e regional do Banco Mundial oferece ambas as organizações a oportunidade de avançar suas respectivas missões de interesse público.

O MOU descreve uma série de prioridades para ambas as organizações, que atuarão em conjunto nos próximos anos e entre os quais incluem:

Michel Prada, presidente dos curadores da Fundação IFRS, disse: “Nos últimos anos, temos visto um grande número de economias em desenvolvimento adotar as IFRS. No entanto, muitos desses países precisam de apoio adicional quando adotam IFRS ou a aplicação de grandes alterações a estas normas. Aprofundar a cooperação com o Banco Mundial é uma maneira óbvia para atingir esse objetivo, e somos gratos ao Banco Mundial por seu apoio ativo e total compromisso para transformar este esforço conjunto em um sucesso.”

Comentando sobre este acordo, Joaquim Levy, CEO e CFO do Banco Mundial, disse: “Estou satisfeito em saber que o Banco Mundial e a Fundação IFRS trabalharão mais estreitamente na definição de padrões de relatórios financeiros congruentes em mercados emergentes e em desenvolvimento. Práticas contábeis confiáveis e transparentes são essenciais para atrair investimento e, por extensão, a maneira pela qual as agências de desenvolvimento e o setor privado podem trabalhar juntos para apoiar o crescimento sustentável.”

Para começar a colocar em prática os projetos descritos no MOU, as organizações vão formar um grupo de coordenação, que se reunirá com frequência. Além disso, novas discussões entre a Fundação IFRS e o Banco Mundial acontecerão na reunião dos curadores, que será em São Paulo/Brasil, no mês de novembro de 2017.

Fonte: Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif).