CRCSP realiza palestras sobre normas contábeis em diversas cidades

Publicado em 25/5/2017

Para levar aos profissionais da contabilidade as mais recentes atualizações nas normas contábeis, o CRCSP realiza palestras sobre diversos temas em todo o Estado. Em 25 de maio de 2017, oito atividades foram realizadas pelo Conselho, nas cidades de Franca, Hortolândia, Jundiaí, Osasco, Piracicaba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São José dos Campos.

Em Franca, os profissionais assistiram à palestra “Receitas de Contratos com Clientes (Nova Redação)”, apresentada pelos especialistas João Ricardo Martin dos Reis e Nabil Ahmad Mourad, na sede da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região (Assescofran). A delegada do CRCSP em Franca, Vera Lúcia Tristão Cintra, participou da atividade.

Em Hortolândia, o auditor Fernando Radaich de Medeiros apresentou o tema “Norma Contábil PMEs – NBC TG 1.000 (R1) – Adequação para 2017”. A atividade foi realizada no auditório da Faculdade Adventista de Hortolândia e contou com a presença do delegado do CRCSP em Hortolândia, Hermison Alves de Moraes.

A palestra “Elaboração das Demonstrações Contábeis: Aspectos Práticos (Integração entre Finanças e Contabilidade)” foi apresentada no Senac de Jundiaí pelo auditor Sérgio Alexandre de Souza. O delegado regional do Conselho em Jundiaí, Valdir Donizete Segato, também esteve presente.

Aos profissionais de Osasco, o doutor Edison Ryu Ishikura falou sobre “Notas Explicativas (Principalmente para Balanços de PMEs)”. A palestra foi realizada no escritório regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) em Osasco. O delegado regional do CRCSP na cidade, José Augusto Corchog de Vasconcelos, participou da atividade.

O tema “Norma Contábil PMEs – NBC TG 1.000 (R1) – Adequação para 2017” foi apresentado também aos profissionais piracicabanos, na sede do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba (Sincop). O palestrante foi o mestre em Controladoria Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante e o delegado regional em Piracicaba, José Aref Sabbagh Esteves, participou da palestra.

Já em São Bernardo do Campo, o palestrante foi o mestre em Administração Renato Ribeiro Soares, que falou sobre “Relatórios Gerenciais – Uso das Informações Contábeis para a Tomada de Decisão”, no auditório da Universidade Metodista. A atividade contou com a participação do delegado regional do CRCSP em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior.

A Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) também foi tema da atividade realizada em São José dos Campos. O mestre em Ciências Contábeis Wilson Xavier da Silva apresentou a palestra “Norma Contábil PMEs – NBC TG 1.000 (R1) – Adequação para 2017”, no Senac de São José dos Campos. A delegada regional do CRCSP no município, Vera Lúcia dos Santos Vieira, coordenou a atividade.

Atividades para alunos

O Conselho também destinou parte de sua programação aos estudantes de Ciências Contábeis. A palestra “Carreira: as Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho” foi apresentada pelo conselheiro Adriano Gilioli aos alunos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), no campus da instituição de ensino. O delegado do Conselho em São Caetano do Sul, Ulisses Celso Garcia Gonçalves, também esteve presente.

As atividades voltadas aos alunos de Ciências Contábeis têm como objetivo incentivá-los a seguir o curso e levar informações importantes sobre a futura profissão. Gilioli falou sobre as diferentes áreas de atuação à disposição dos profissionais da contabilidade, a importância de os profissionais da contabilidade estarem sempre atualizados e orientações para que tenham sucesso na carreira.