CRCSP e Entidades Contábeis realizam edição de Marília, Bauru, Franca, Ribeirão Preto e São Carlos da Convenção Regional de Contabilidade

Publicado em 11/11/2020

Os profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo e de todo o Brasil participaram, em 11 de novembro de 2020, da Convenção Regional de Contabilidade de Marília, Bauru, Franca, Ribeirão Preto e São Carlos. Realizada pelo CRCSP, em conjunto com as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, a atividade foi transmitida ao vivo no canal do Conselho no YouTube e tem como lema “O Contador à Frente dos Sistemas de Produção e Controle dos Negócios”. Esta foi a segunda edição de uma série de seis Convenções Regionais, que acontecerão até 9 de dezembro (confira ao final da matéria as datas e cidades participantes).

Os presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, e da Fecontesp, Dagoberto Silvério da Silva, realizaram a abertura da Convenção Regional de Contabilidade de Marília, Bauru, Franca, Ribeirão Preto e São Carlos e destacaram a importância da união entre as entidades contábeis para oferecer serviços e atividades de cada vez mais qualidade aos profissionais, estudantes e empresários contábeis.

O presidente do CRCSP explicou que as Convenções Regionais de Contabilidade nasceram da necessidade da união para vencer os desafios. “Para sermos reconhecidos, temos que ter conhecimento e opinião para sermos protagonistas da nossa própria história. Através destes eventos, o CRCSP e as Entidades Contábeis levam gratuitamente a democratização do conhecimento aos profissionais, não apenas para os das regiões participantes, mas para os de todo o estado, do país e até mesmo de outros países falantes da língua portuguesa”, explicou Donizete na abertura.

Reynaldo também destacou a importância da Educação Profissional Continuada e lembrou ao público que em 2021 ocorrerão a 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon) e a 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap). “Estas duas Convenções serão o ápice das Convenções Regionais de Contabilidade, com a realização conjunta de dois dos maiores eventos do país”, declarou o presidente do Sescon-SP.

A união também foi ressaltada pelo presidente da Fecontesp na abertura. “As Convenções Regionais de Contabilidade, assim como a realização conjunta da Convecon e da Conescap demonstram esta integração entre as Entidades Contábeis para a ampliação das atividades de Educação Profissional Continuada. É uma ideia arrojada e vanguardista que mostra que as Entidades Contábeis paulistas estão preocupadas em oferecer o melhor aos profissionais, estudantes e empresários da contabilidade”, afirmou Dagoberto.

A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Maria de Carvalho Campos, também participou da abertura da Convenção e parabenizou ao CRCSP e às entidades organizadoras pela escolha do lema.

“Temos falado muito nos últimos anos sobre transformação digital, mas cumprimento o CRCSP por não esquecer este aspecto da humanização, ainda mais neste ano em que passamos por um forçado aprendizado de nos tornarmos cada vez mais humanos e voltados aos nossos semelhantes”, parabenizou Sandra.

A seguir foram apresentados os painéis técnicos da Convenção Regional, coordenados pelos conselheiros do CRCSP Alessandra Gouveia Pires e Paulo Roberto Martinello Júnior.

Painel 1 – “Operação Dropshipping: Identificação e Mitigação de Riscos na Cadeia de Valor”

O primeiro painel do evento foi sobre “Operações Dropshipping: Identificação e Mitigação de Riscos na Cadeia de Valor”. Os palestrantes foram o advogado Alexandre Almeida e o conselheiro do CRCSP, Bruno Alexandre Cruz.

Os palestrantes falaram o moderno modelo de estoque de grandes empresas varejistas eletrônicas - o dropshipping, mas também usado por marketplace e pessoas físicas. Para não haver descompasso com o varejista, o dropshipper precisa ter um armazenamento que atenda rapidamente os pedidos do varejista.

Para quem está se iniciando no mercado de produtos online usar o dropshipping faz com que a operação possa ser administrado de qualquer lugar e a grande variedade de produtos para se escolher, aumentando a venda e o lucro.

Em contrapartida, fundamental para o desenvolvimento do negócio é atentar para a responsabilidade jurídica do varejista eletrônico. O dropshipping pode afetar a construção da marca. Feedback pode ser destrutivo, mas é necessário.

Conhecer o fluxo e as consequências jurídicas da operação precisam ser muito bem conhecidos para mitigar os riscos do negócio.

Neste painel foram moderadores o diretor do Sescon-SP – Regional de Ribeirão Preto, Luís Augusto Yamada, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Franca e Região, Donício Cruz Antunes, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto, Moisés de Souza Andrade.

Painel 2 – “A Contabilidade das Cooperativas do Agronegócio no Brasil”

Após o primeiro painel, foi exibido um vídeo com a professora e presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) Regional São Paulo, Marta Cristina Pelúcio Grecco, e os professores Antoninho Marmo Trevisan e Eliseu Martins sobre a importância de os profissionais contábeis estarem à frente do processo de transformação digital e humanização das empresas e entidades. Também três vídeos sobre as cidades de Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru, para que o público pudesse conhecer mais sobre estes municípios.

A seguir, teve início o segundo painel da Convenção Regional, sobre o tema “A Contabilidade das Cooperativas do Agronegócio no Brasil”. Os especialistas Douglas Tadeu de Oliveira Ribeiro e Luís Fernando de Souza Maranha foram os palestrantes e deram uma visão geral sobre as principais práticas contábeis aplicáveis às cooperativas, sobre as características e os principais desafios deste segmento, realizando a seguir a análise de casos práticos, para melhor compreensão dos conceitos apresentados.

O diretor do Sescon-SP - Regional São Carlos, Luís Carlos Bacchini, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bauru, Marcos Henrique Mazziero, realizaram a moderação do painel.

Painel 3 – “O Processo de Compliance pelo Contador: Revisão Documental e de Controles”

O último painel da Convenção Regional de Marília, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e São Carlos foi sobre “O Processo de Compliance pelo Contador: Revisão Documental e de Controles”. O economista Emerson Melo e o conselheiro do CRCSP, Wander Pinto, foram os responsáveis pela palestra.

Compliance, ou conformidade aos padrões de boas práticas de governança, segundo Melo, evita perdas financeiras ou danos à reputação das organizações. Compromissos das empresas com práticas éticas devem garantir seus controles internos, que ficam a cargo dos contadores.

O contador deve mostrar à empresa que o não compliance sai caro, de acordo com o conselheiro Wander. O contador tem papel fundamental na captação das informações das empresas e na entrega de todos os relatórios e precisa demonstrar isso à administração.

Participaram como moderadores o diretor do Sescon-SP – Regional em Marília, Fernando Henrique Ferrari Rodrigues, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Marília, Alessandro Biffe.

Próximas edições

As Convenções Regionais de Contabilidade tiveram início em 4 de novembro de 2020, com a edição de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente. As próximas edições ocorrerão nas seguintes cidades e datas:

Data

Cidades / regiões participantes

Lema

18 de novembro

Taubaté e Vale do Paraíba

O Contador à Frente da Gestão da Transparência e Visibilidade para Investimentos

25 de novembro

Campinas, Jundiaí, Piracicaba, São João da Boa Vista e Sorocaba

O Contador à Frente do Sistema de Produção e Controle dos Negócios

2 de dezembro

Guarujá, Baixada Santista, Santo André e São Bernardo do Campo

O Contador à Frente das Inovações em Serviços Contábeis

9 de dezembro

Suzano, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Osasco

O Contador à Frente da Tecnologia na Governança

As transmissões ocorrerão a partir das 14h, no canal do CRCSP no YouTube. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no portal do CRCSP.