Roadshow contábil em São José do Rio Preto, Catanduva e Votuporanga

Publicado em 29/9/2021

Em sua terceira edição, o Roadshow Contábil esteve em três cidades do Noroeste do Estado de São Paulo: São José do Rio Preto, Catanduva e Votuporanga. O evento aconteceu no dia 29 de setembro, divulgando o tema “Contabilidade além da Tecnologia: Explorando Mercados para o Sucesso dos Negócios”. Os conselheiros Flávia Augusto e Caio Martins dos Santos coordenaram esta edição.

Com três painéis técnicos e informações relevantes sobre as atividades econômicas e o ambiente de negócios das cidades participantes, o Roadshow Contábil começou no dia 10 de agosto de 2021 em três cidades - Guarulhos, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba. A segunda parada aconteceu em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí no dia 24 de agosto.

O evento, que promove uma viagem virtual pelo conhecimento contábil e do ambiente de negócios em todas as regiões do Estado de São Paulo tem transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, abriu o Roadshow em São José do Rio Preto dando as boas-vindas para todos os participantes do evento. Ele aproveitou a ocasião para entregar Diplomas de Mérito para bacharelandas de Ciências Contábeis de São José do Rio Preto. Os Diplomas de Mérito são oferecidos pelo CRCSP aos melhores formandos de Ciências Contábeis.

O presidente Donizete entregou o diploma para Keila Lourenço Inácio e o vice-presidente de Registro, Mariano Amadio, para Bruna Torres Silva.

“Sentimos muita alegria por estarmos novamente vivenciando esta cerimônia que reconhece o esforço dos nossos profissionais recém-formados”, disse o presidente Donizete, “ao esmo tempo em que temos a oportunidade de estar usufruindo deste maravilhoso evento de novos conhecimentos”.

São José do Rio Preto

Painel 1

O Novo Cenário do Empreendedorismo no Brasil: o Marco Legal das Startups e Lei de Ambiente de Negócios

O primeiro painel do evento foi ministrado pelo doutor em Contabilidade Tiago Nascimento Borges Slavov e pelo advogado especializado em startups João Burke.

Startup não é microempresa, segundo Burke, “é uma empresa pequena, focada em tecnologia e com grande potencial de crescimento”, disse o painelista. O Marco Legal das startups estabelece normas para sua implementação, trata dos seus aspectos de tributação, redução dos procedimentos burocráticos, com o estímulo de programas regulatórios experimentais; regulamentação de alternativas de valorização e remuneração de colaboradores e segurança jurídica para os investidores.

De acordo com o painelista Thiago Slavov, a Lei n.º 14.195/2021 trouxe várias mudanças para o ambiente de negócios, extinguindo a Eireli, e obrigando a sociedade empresária a ter um nome empresarial que pode ser o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) como nome empresarial, seguido da partícula identificadora do tipo societário ou jurídico, quando exigida por lei.

Para Slavov, o profissional da contabilidade deve aproveitar a legislação que facilita a abertura de empresas, estudar a nova legislação sobre startups e aproveitar para ser o contador estratégico e consultivo que vai contribuir para o crescimento da empresa.

O conselheiro Wander Pinto foi o moderador deste painel.

Participaram como convidados o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o vice-presidente de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, a presidente do Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto, Maria Cecília Fim Lima Cervantes, o diretor Regional do Sescon-SP em São José do Rio Preto, Manuel Carlos Mazza Liebana Torres, e o delegado representante do CRCSP em São José do Rio Preto, Adalberto Aniceto.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, também participou como convidado do painel de São José do Rio Preto e, ao final, agradeceu a calorosa recepção que os representantes do Conselho tiveram na cidade.

Catanduva

Painel 2

Agronegócio e o Comércio Exterior

O segundo tema do Roadshow foi ministrado pelos especialistas Sílvio Aparecido Crepaldi e João Conrado de Amorim Carvalho, que apresentaram informações relevantes sobre o segmento agropecuário, as expectativas de crescimento e a importância da contabilidade para orientar as decisões estratégicas do setor. O conselheiro José Augusto Picão foi o moderador do painel e, antes da apresentação, foi exibido um vídeo com os destaques econômicos e turísticos de São José do Rio Preto.

Crepaldi realizou uma análise sobre o setor do agronegócio e destacou como a contabilidade é essencial para o crescimento dos empreendimentos rurais. “O produtor rural precisa pensar em uma contabilidade fiscal e societária que possa gerar números que subsidiem as decisões gerenciais de seu negócio”, explicou o especialista, que destacou também a importância do controle fiscal dos empreendimentos rurais.

“Como a maioria dos produtos agrícolas tem seu preço determinado pelo mercado, é através da administração dos custos e do planejamento tributário que os produtores podem ampliar suas margens de lucro, identificando oportunidades de recolhimento menor de tributos, utilização de incentivos fiscais e outras vantagens competitivas necessárias”, concluiu Crepaldi.

João Conrado apresentou dados sobre o desempenho do agronegócio no mercado internacional. O especialista trouxe dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura que apontam perspectivas de que a população mundial atinja 9 bilhões de pessoas até 2050 e de que seja necessário ampliar a produção de alimentos em 70% nas próximas décadas.

Para ele, a qualidade da informação contábil e a prestação de serviços consultivos serão cada vez mais um diferencial para o setor do agronegócio. “Informação de qualidade é o que permite que o produtor rural possa operar com menor risco e incerteza e garantir que ele tenha uma boa performance no mercado internacional”, concluiu João Conrado.

Após a explanação, foi promovido um espaço para a discussão do tema com convidados especiais. O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto e Região, Cleber Marques Pereira, e o delegado representante do CRCSP em Catanduva, Marco Antônio Mendes, foram os debatedores e levaram questionamentos do público sobre a Contabilidade aplicada ao agronegócio para os palestrantes.

“O profissional da contabilidade possui hoje um papel muito relevante para o agronegócio e, consequentemente, para todo o país. Não existe atividade econômica sem o profissional da contabilidade, mas esta atuação necessita de conhecimento e qualificação”, ressaltou o presidente Donizete ao final do painel.

Votuporanga

Painel 3

Entenda os Algoritmos e seus Efeitos nas Malhas da RFBO palestrante Mauro Negruni é especialista no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O moderador deste painel foi o conselheiro Adriano Gilioli.

O painelista começou dizendo que a Receita Federal do Brasil divulga resultados de aplicação de algoritmos para seleção de contribuintes suspeitos e que as malhas estão baseadas no uso de tecnologias para cruzamentos de informações digitais e aplicação de sofisticados algoritmos de detecção de inconsistências.

“Há uma grande reunião de informação sobre muitos agentes reunidos no Sped e é preciso enxergar a coerência das informações”, disse Negruni. A tendência do Fisco é fazer análises preditivas, para antecipar o que o Fisco vem monitorando. Para contribuintes menores, não coloca força de trabalho com o mesmo rigor que coloca para grandes contribuintes.

O Fisco faz análise de contribuintes por meio das redes sociais, por exemplo, explicou o painelista, usando fotos de empresas, de ostentação, viagens – capturadas por robôs e confrontadas em alguns CPF.

O Fisco também faz uso de tecnologia massiva – inteligência artificial, data mining, big data e computação quântica (no futuro), que vai multiplicar por 256 vezes a capacidade de informação.

O Fisco federal, estaduais e municipais – todos estão municiados para usar suas malhas. Para Negruni, a classe contábil deve “surfar a onda”, aproveitar este momento para vender novos serviços de segurança tributária. A velocidade da informação mudou muito, até o dinheiro está sendo virtual, com novo paradigma, e pode ser muito mais rastreável.

Os convidados deste painel foram o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o vice-presidente de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bauru, Paulo Braga, e os delegados representantes do CRCSP em Votuporanga e Jales, respectivamente, Alício Simioli e Alcero Rodrigues Nogueira Júnior.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, encerrou o Roadshow Contábil agradecendo a todos que participaram do evento. “Não tínhamos mais privacidade, com o cruzamento de dados com as malhas, devemos fazer o que é certo, orientem seus clientes para serem sempre corretos”.

Confira este evento

O Roadshow Contábil de São José do Rio Preto, Catanduva e Votuporanga pode ser conferido na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.

Próximas paradas

As próximas cidades a receberem a caravana do Roadshow Contábil são:

Inscreva-se

Confira todas as informações e faça sua inscrição para as próximas etapas do Roadshow Contábil no portal do CRCSP.