Sistema CFC/CRCs lança carteira digital do profissional da contabilidade

Publicado em 25/4/2019

Em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, o Sistema CFC/CRCs lança, com exclusividade, a nova carteira digital eletrônica*. A resolução que dispõe sobre o documento foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 25 de abril de 2019.

Segundo o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio, “a carteira digital trará mais facilidade, agilidade e segurança para os profissionais”.

Com o avanço tecnológico, alguns documentos pessoais já estão migrando para o mundo digital, a exemplo da carteira de motorista e do título de eleitor. O CFC é pioneiro em lançar a carteira digital.

Atualmente, há mais de 518 mil profissionais em plena atividade. “Mesmo não sendo obrigatória a troca de carteiras (para quem tem a carteira física), esperamos que a maioria dos profissionais faça à adesão a carteira digital”, explica Marco Aurélio.

Os profissionais que adquiriram o documento, a partir de 2007, modelo com chip, e queiram ter a opção digital, o procedimento é bem simples: basta efetuar o download do app CRCDigital, já disponível nas plataformas digitais (App Store e Play Store), digitar o CPF e utilizar a senha do seu CRC ou do sistema online do CFC.

Já os profissionais que não obtiveram modelo com chip e para os novos contadores há duas possibilidades para a aquisição do documento: a primeira para a obtenção do documento físico, em plástico rígido, mediante o pagamento de R$ 63,00, já inclusa a carteira digital; e a segunda, a aquisição apenas da carteira digital, totalmente gratuita.

O procedimento para o obtenção da carteira digital deverá ser realizado somente no Conselho Regional de Contabilidade a qual pertence o profissional que deverá coletar os dados biométricos e de imagem.

Como obter a sua

Baixe na App Store ou Play Store o app CRCDigital.

Digite o CPF e a senha do seu CRC ou do Sistema online do CFC.

Pronto, a sua carteira já está disponível para uso. E é gratuita.

*Carteira digital válida apenas para os profissionais que obtiveram carteiras emitidas a partir do ano de 2007, no modelo com chip.

Fonte: Comunicação CFC – Fabrício Lourenço.