Sindcont-SP festeja e homenageia contadoras no Dia Internacional da Mulher

Publicado em 8/3/2024

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) promoveu um evento em homenagem à ala feminina da classe contábil, no dia 8 de março, na sede da Entidade. Na ocasião, foi feita a outorga do Diploma de Mérito Contábil - Mulher Contabilista à contadora Jô Nascimento.

Para abrilhantar a noite, o Coral da Guarda Civil Metropolitana (GCM) se apresentou com músicas alusivas às mulheres, como a música “Maria, Maria”, do compositor Milton Nascimento, o que preparou os presentes para o que veio na sequência.

Em seu pronunciamento, o presidente da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon, fez uma breve contextualização sobre o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que é comemorado desde a década de 70 como símbolo da luta das mulheres para terem suas condições de trabalho equiparadas às dos homens, agradeceu a todos e cumprimentou a homenageada da noite, Jô Nascimento.

O presidente encerrou suas palavras com o seguinte poema do poeta e cordelista Braúlio Bessa: “Mulher, tu não és igual, tu não és regra ou padrão. Não existe manual, modelo, nem perfeição, tu és o que quiser ser, mesmo com tanta opressão. Tu és forte, tu és brava, uma força que não some, um amor valente e doce, um sentimento sem nome”.

Dando sequência à cerimônia, falaram os presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), José Heleno Mariano, e da Diretoria Nacional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Sebastian Soares; e Eliane Aparecida Maia, vice-presidente de Registro do CRCSP, que no ato, representou o presidente, João Carlos Castilho Garcia, todos tecendo palavras de elogio e palavras de estímulo às mulheres.

O evento teve o apoio da Academia Paulista de Contabilidade (APC), das demais Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), cujas representantes participaram de uma Roda de Conversa com o tema “Mulheres Transformadoras e Empoderadas”.

Antes, porém, o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, juntamente com o presidente da Academia, Alexandre Sanches Garcia, descerraram a foto da homenageada e fizeram a outorga do Diploma de Mérito – Mulheres Contabilistas à contadora Jô Nascimento, que agora passa a integrar a Galeria das Mulheres Contabilistas da Entidade.

Jô Nascimento, que vem prestando um  elogioso trabalho voluntário às Entidades Contábeis, em especial ao Sindcont-SP,  dedicou o título às mulheres contabilistas “que não desistem todos os dias de superar  os desafios, seja na vida pessoal ou profissional”.

Roda de Conversa

Durante o evento, foram apresentadas histórias inspiradoras e enriquecedoras pelas palestrantes, que compartilharam suas visões e experiências sobre as conquistas e desafios enfrentados na vida pessoal e no mundo contábil.

Foram protagonistas da “Roda de Conversa – Mulheres Transformadoras e Empoderadas”: Suely Gualano Bossa Serrati, presidente da Apejesp;  Eliane  Aparecida Maia, vice-presidente de Registro do CRCSP; Viviene Bauer, presidente do Ibracon - 5ª Seção Regional;  Marly Momesso, conselheira Fiscal do Sindcon-SP; Carla Chiomento, vice-presidente Financeira da Aescon-SP,  Monica Marcele, supervisora de atendimento a empresas e instituições de ensino do CIEE;  e a homenageada, Jô Nascimento.

O evento teve o prestígio e a presença de lideranças contábeis como: Domingos Orestes Chiomento, uns dos reinstaladores da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Sergio Prado de Mello e Jair Gomes de Araújo, presidentes de gestões anteriores do Sindcont-SP; Marta Cristina Pelucio Grecco e outros.

Na ocasião, os participantes concorreram a brindes, como: sessão de fotos; exemplares do livro Nota Fiscal e NF-e – CST, CFOP e outras Informações; mentoria online com Jô Nascimento sobre o Difal ou Reforma Tributária; e uma consulta online com a fisioterapeuta Eliana Nascimento.

Sobre o Diploma de Mérito Contábil – Mulheres Contabilistas:

A láurea foi criada em 2013 com o objetivo de reconhecer os talentos, perenizar e homenagear as profissionais da Contabilidade e de outras áreas que se destacam no exercício da profissão ou em colaboração às atividades contábeis.

Nestes 12 anos desde sua instituição, já foram agraciadas com a láurea as seguintes mulheres contabilistas: Aparecida Terezinha Falcão, em 2013; Celina Coutinho, em 2014; Thereza Joilde Meneghesso Provazi, em 2015; Alaíde da Silva Pereira Vitorino, em  2016; Josefa Possidonio Dapper, em 2017; Neusa Prone Texeira da Silva, em 2018; Marina Kazue Tanoue Suzuki, em 2019; Carolina Tancredi de Carvalho, em 2020; Edna Magda Ferreira Góes, em 2021; Liliane Cristina Segura, em 2022; Andrea Gini, em 2023, e agora a contabilista Jô Nascimento.

Quem é Jô Nascimento

Técnica contábil, formada em Direito, pós-graduada em Direito Tributário e em Finanças Empresariais com ênfase em Inteligência Tributária, é consultora tributária, palestrante, instrutora de cursos e assessora de conteúdo tributário. É autora e idealizadora do Portal Siga o Fisco, sócia da Empresa Siga o Fisco, com atividade de Consultoria Tributária, treinamento e mentoria fiscal; Desde que lançou o seu 1º blog tributário, em 2009, já publicou milhares de artigos sobre o tema. Há muitos anos é voluntária do Grupo de Tributos e Obrigações do Sindcont-SP e atualmente é a 2ª Secretária do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP.

Jô Nascimento é casada com Jonas, também contador, com quem tem um filho: Gustavo.

Fonte: De León Comunicações – Danielle Ruas.